Bitcoin tem número recorde de transações processadas em um único dia e 54% são dos polêmicos Ordinals

Foram 568.300 transações processadas, superando em 78 mil o pico anterior que era de 2017, uma época de bull market
Imagem da matéria: Bitcoin tem número recorde de transações processadas em um único dia e 54% são dos polêmicos Ordinals

Bitcoin processou maior número de transações em um dia (Foto: Shutterstock)

No domingo (30), o Bitcoin processou a maior quantidade de transações em um único dia desde sua criação, 14 anos atrás. Foram 568.300, superando em 78 mil o pico anterior que era de 2017, uma época de bull market. As informações são do portal Blockworks.

O que está por trás dessa enorme movimentação da rede BTC são os já famosos Ordinals, polêmico projeto que permite inscrever mídia semelhante aos NFTs na blockchain do Bitcoin

Publicidade

Isso significa que os Ordinals responderam por 54% das transações do dia mais movimentado da história da blockchain do BTC.

Ordinals toma conta

Lançado no final de janeiro graças às atualizações Segwit e Taproot da rede Bitcoin, o Ordinals tomou conta do mundo das criptomoedas à medida que mais e mais entusiastas vieram para a rede blockchain original para cunhar o que tem sido popularmente chamado de NFTs Bitcoin. Eles não funcionam exatamente como NFTs no Ethereum, por exemplo, mas o resultado final é semelhante.

O protocolo Ordinals tem sido usado para uma ampla gama de inscrições de mídia na cadeia até agora, incluindo obras de arte, fotos do perfil, jogos funcionais, e aplicações web baseadas em vídeo. Até mesmo o Yuga Labs, criador da Bored Ape Yacht Club leiloou a sua própria coleção de arte original via Ordinals, faturando US$ 16,5 milhões no processo.

De acordo com um relatório divulgado na semana passada pela Galaxy Research, o mercado de NFTs de Bitcoin em rápido crescimento poderia valer US$ 4,5 bilhões até 2025.

Publicidade

Apesar do burburinho das redes sociais em torno dos tokens BRC-20 e da inscrição crescente, Domo disse que de forma alguma deve ser considerado o “padrão” para tokens baseados em Bitcoin. Eles alertaram contra qualquer um que cunhe em massa esses tokens no Twitter, chamando-os de “inúteis” e recomenda que outros construtores concebam e codifiquem as suas próprias soluções mais robustas.

Mas é um ponto de partida. Mesmo que seja só uma experiência divertida, o lançamento do BRC-20 já capturou muitas das mentes dos usuários de Bitcoin. Domo disse que as respostas foram melhores do que o esperado.

“Ainda não tive reações muito raivosas, o que me deixa bastante aliviado”, disseram. “No entanto, alguns dos usuários mais técnicos apontaram (e com razão) que existem maneiras muito melhores de alcançar o que estou fazendo. E alguns outros questionam o porquê (o que também é justo).”

“No final das contas, foi uma experiência, e acho que a maioria entende isso”, disse Domo. “Essas pessoas parecem estar se divertindo.”