Imagem da matéria: Bitcoin precisa de regulamentação global, diz presidente do Banco Central Europeu
Chritine Lagarde em conferência (Foto: Center for Global Development/Flickr)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sugeriu uma regulamentação global do Bitcoin, durante a conferência Reuters Next na quarta-feira (13). Para ela, a criptomoeda além de ser altamente especulativa, é usada para lavagem de dinheiro e por isso algumas brechas devem ser fechadas.

O apelo de Lagarde veio após questionamento sobre o bitcoin feito pela jornalista Alessandra Galloni, editora-chefe global da Reuters, enquanto debatiam a economia da União Europeia (UE) pós-Covid-19 e após a saída do Reino Unido da UE (Brexit).

Publicidade

“Existem tantas bolhas em potencial e uma delas é o Bitcoin. Obviamente, você está preocupada com a explosão da bolha do Bitcoin? E em que ponto isso precisa de mais regulamentação?”, perguntou Galloni.

Lagarde disse que o bitcoin proporcionou o surgimento de alguns negócios engraçados e até atividades interessantes, embora não tenha mencionado nenhum caso específico. Mas não deixou de ressaltar que a criptomoeda é propensa para atividades ilícitas.

“Em primeiro lugar, gostaria de observar que quando você olha para os eventos mais recentes de alta e de baixa, servem para aqueles que presumiram que isso poderia se transformar em uma moeda. Desculpe, mas (o bitcoin) é um ativo altamente especulativo que conduziu alguns negócios engraçados e algumas atividades interessantes, mas repreensível quanto a seu uso para lavagem de dinheiro”, disse Lagarde.

Regulação do Bitcoin e as moedas digitais

Sem entrar em detalhes, Lagarde afirmou ainda que está ciente de que há investigações criminais sobre atividades ilegais em curso.

Publicidade

Conforme descreveu a Reuters, o setor de criptomoedas ainda está longe de ser totalmente supervisionado ou regulado, embora tenham surgido padrões globais de Anti-money laundering (AML), que são as normativas para prevenção à lavagem de dinheiro.

E foi sobre isso que Lagarde comentou. Ela disse que são investigações criminais que acontecem e que tem certeza dessa continuidade, apontando para uma necessidade de regulamentação global.

“É uma questão que precisa ser acordada em nível global”, ressaltou, acrescentando que o que vemos hoje é uma categoria completamente diferente, que é o desenvolvimento das moedas digitais.

Sobre o tema, ela ainda ressaltou que “nada menos que 8.000 pessoas” fizeram comentários na consulta pública do BCE sobre um possível Euro Digital, encerrada na terça-feira (12), onde grande parte das cartas eram de alto nível.

Publicidade

“Então, estamos avançando, mas é uma área onde precisamos ser muito cuidadosos”, disse Lagarde, antes de concluir:

“Se olharmos para o que a China, que provavelmente é o país mais avançado nesses desenvolvimentos, veja o que eles estão fazendo e como estão pilotando. Claro, eles levaram cerca de cinco anos para obter os pilotos iniciais. Com a decisão de começar a explorar agora, você sabe, vai levar um bom tempo para garantir que o sistema está seguro. É o que penso”.

VOCÊ PODE GOSTAR
nathalia arcuri me poupe

Nathalia Arcuri explica o halving do Bitcoin em vídeo no YouTube: “Investir ou não agora?”

Influencer recomenda a compra de um pouco de Bitcoin todos os meses: “A expectativa é sim que o Bitcoin continue subindo”
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
Imagem da matéria: Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

A alta das criptomoedas em março resultou em um recorde de negociações e queda drástica das reservas de Bitcoin das corretoras
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino