Peter Thiel lidera série de investimentos em corretora de criptomoedas
Peter Thiel é conhecido por ser o fundador do PayPal (Foto: Shutterstock)

O cofundador do PayPal, Peter Thiel, falando em um evento virtual na quarta-feira (07), opinou sobre se a China está pronta para ganhardos Estados Unidos usando armas financeiras.

A arma que Thiel diz que a China está usando? Bitcoin.

Publicidade

“Mesmo que eu seja favorável às criptomoedas, pró-Bitcoin”, disse Thiel. “Eu me pergunto se neste ponto o Bitcoin também deve ser considerado em parte como uma arma financeira chinesa contra os EUA, onde ameaça o dinheiro fiduciário, mas ameaça especialmente o dólar americano.”

A pergunta que Thiel estava supostamente respondendo não era sobre o Bitcoin em si, mas sobre o plano da China de criar um yuan digital. O moderador Hugh Hewitt queria saber se o yuan digital é uma “ameaça ao dólar e seu domínio dos mercados mundiais”.

A opinião de Thiel é que não; ele descartou a moeda, que seria emitida pelo banco central da China, como “uma espécie de dispositivo de medição totalitário”.

A verdadeira preocupação, disse Thiel, é o Bitcoin, porque é mais provável que sirva como moeda de reserva funcional. Quanto menos dominante o dólar, menos afetado pela política monetária e externa americana.

“Se o Bitcoin é comprado na China, então talvez de uma perspectiva geopolítica os EUA devam fazer algumas perguntas mais difíceis sobre exatamente como isso funciona”, disse ele.

Publicidade

O seminário, intitulado “Big Tech e a China: O que precisamos do Vale do Silício?”, Também incluiu o ex-secretário de Estado Mike Pompeo e o ex-assessor de segurança nacional Robert O’Brien.

Pompeo concordou que um yuan digital “tem um enorme impacto na capacidade de vigilância [da China]”, embora ele pareça afirmar que tal moeda também permitiria fazer transações internacionais que poderiam evitar as sanções dos EUA: “Eles querem fazer certeza de que, quando o secretário Pompeo emitir sanções contra a liderança iraniana, haverá uma maneira de comprar petróleo iraniano. “

Thiel investiu em vários empreendimentos de criptomoedas, incluindo a empresa de mineração de Bitcoin Layer1 Technologies e a plataforma de desenvolvimento de blockchain Alchemy.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita