Bitcoin não substituirá o dólar americano em El Salvador, esclarece ministro do Comércio

De acordo com o Ministro do Comércio e Investimento de El Salvador, o dólar americano continuará a ter curso legal no país
dólar

Foto: Marcello Casa/Agência Brasil

O dólar dos EUA permanecerá com curso legal em El Salvador, disse o ministro do Comércio e Investimento do país, Miguel Kattan, de acordo com a agência de notícias local El Mundo.

Kattan também acrescentou que a atividade do Bitcoin no país estaria vinculada à taxa de câmbio do dólar.

Publicidade

O anúncio veio logo após o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciar que o Bitcoin seria formalmente adotado como curso legal no país. Bukele fez seu anúncio na Conferência Bitcoin deste ano em Miami.

Bukele disse que enviará um projeto de lei ao Congresso nos próximos dias que dará início ao processo de reconhecimento do Bitcoin como moeda legal, alegando que ajudaria salvadorenhos no exterior a enviar remessas para casa.

Polêmica em El Salvador

Os defensores do Bitcoin comemoraram a mudança de El Salvador, julgando-o um momento marcante na busca do Bitcoin pela adoção.

Jack Mallers, um conhecido defensor do Bitcoin e fundador do aplicativo de pagamentos Strike, tuitou antes do anúncio de Bukele na Conferência do Bitcoin em Miami.

“Hoje, o mundo muda para melhor. Hoje, a humanidade dá um salto em frente ao incutir liberdade humana, inclusão financeira e muito mais ”, disse ele na época.

Publicidade

El Salvador não é, no entanto, um exemplo brilhante de um país que inspira liberdade humana e inclusão financeira.

O relatório do The Economist’s Democracy Index 2020 descobriu que El Salvador não era uma democracia, mas um “regime híbrido” – uma categoria um degrau acima dos estados totalmente autoritários, mas abaixo mesmo de democracias imperfeitas, quanto mais democracias plenas.

Isso agrupa o país centro-americano ao lado de países como Ucrânia, Serra Leoa e Bangladesh.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co