Bitcoin Não Substituirá o Dinheiro, Diz Presidente do BC Canadense

Imagem da matéria: Bitcoin Não Substituirá o Dinheiro, Diz Presidente do BC Canadense

A presidente do Banco Central do Canadá disse que moedas digitais como o bitcoin estão mudando as finanças. No entanto, ela não acredita que ele irá substituir o dinheiro.

Falando em uma reunião do Institute of International Finance em Washington, Carolyn Wilkins disse:

Publicidade

O dinheiro que vale a pena chamar de dinheiro realmente precisa ser um meio de troca, uma reserva de valor – e as criptomoedas que estão ai agora não os cumprem – nem o bitcoin nem nenhuma outra moeda digital.

O banco central do Canadá está estudando moedas digitais, observando se os métodos de troca poderiam se tornar mais generalizados, pois cada dia menos pessoas usam papel-moeda. A mudança para pagamentos digitais levanta questões sobre se os bancos centrais devem emitir sua própria versão de criptomoeda ou não.

A segurança seria um problema, disse Wilkins, observando também que os pagamentos digitais dependem de rede elétrica – então, até que haja uma maneira de trocar valor se as luzes se apagarem, é improvável que dominem.

Do ponto de vista do Banco Central do Canadá, estamos observando tudo, mas não foram tomadas decisões”, disse Wilkins sobre uma moeda digital própria do banco central e disse que ainda está na “fase de pesquisa inicial.

Leia Também: Maior Banco do Canadá Testa Blockchain para Pagamentos com os EUA

Imaginando um Sistema Financeiro Baseado em Bitcoin: Relátorio do Banco Central do Canadá