Imagem da matéria: Bitcoin não irá substituir o ouro, diz analista de empresa de investimentos
(Foto: Pxhere)

Enquanto o Bitcoin não se torna um meio popular de pagamento, vários investidores adquirem e comercializam a criptomoeda como um ativo. Muitos comparam a moeda digital ao ouro, uma das reservas mais estáveis e seguras para investimentos a longo prazo. Um analista de equity da Morningstar Research Services, entretanto, faz claras distinções.

Kristoffer Inton escreve análises financeiras no Morningstar Minute, um blog de pequenas análises sobre investimento. Em suas considerações sobre a relação entre o Bitcoin e o ouro, ele diz que “se a criptomoeda substituísse o lugar do investimento em ouro, as implicações para o preço do ouro seriam devastadoras”, o que não vem acontecendo.

Publicidade

Inton argumenta que 40% da demanda mundial por ouro vem de investidores. Com isso, um movimento de mudança de padrão de investimento do metal para o Bitcoins teria consequências desastrosas, segundo o analista.

O colunista da Morningstar também apresenta uma série de parâmetros de comparação que serve para avaliar a equivalência dos dois tipos de reservas de capital, como liquidez, performance, uso funcional, escassez de oferta e expectativa de demanda futura.

Por meios desses parâmetros, ele conclui que a criptomoeda não desafia o ouro como uma classe de investimento seguro, ainda que, em alguns desses aspectos, o Bitcoin ofereça algumas vantagens, como é o caso da liquidez e a falta da necessidade de transporte.

Em agosto, o empresário e entusiasta de criptomoedas John McAfee afirmou uma visão oposta à de Inton. Ele chegou a dizer que o “Bitcoin se tornará no padrão ouro e sempre se manterá nesse padrão, que você o mantenha em uma carteira offline em algum lugar e pensar, esta é a minha aposentadoria”.

Publicidade

Na ocasião, McAfee seguiu afirmando sua previsão de que o Bitcoin valerá US$ 1 milhão até 2021. Para ele, só resta a aceitação por parte do mercado, o que acredita que já esteja ocorrendo.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
peter schiff falando ao microfone

O Bitcoin está em um mercado de baixa quando comparado ao ouro, afirma Peter Schiff

O analista financeiro e comentarista disse uma vez que o preço do BTC nunca chegaria a US$ 50 mil
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA