Imagem da matéria: “Bitcoin não é aceito e custa caro”, diz Samy Dana em novo programa
Economista Samy Dana em seu novo programa (Foto: Youtube/Reprodução)

O economista Samy Dana voltou a comentar sobre o bitcoin no programa Cafeína do portal Invest News. “Bitcoin não é aceito e custa caro”, disse, conforme vídeo publicado na segunda-feira (27).

Priscila Yazbek, editora do jornal que junto com Dana conduziu o programa, fez um resumo do que é o bitcoin e colocou a pergunta de um ouvinte no ar — direcionada a Dana.

Publicidade

Destacando a hipervalorização da criptomoeda em 10 anos, o ouvinte lançou a seguinte questão: “Vale a pena investir em bitcoins em 2020?”.

A resposta viria posteriormente do especialista em criptomoedas Safiri Felix, que foi convidado a comentar o assunto. Antes, porém, sobre a indagação, Dana foi categórico com suas antigas questões sobre bitcoin.

Ele lembrou principalmente sobre suas críticas à função econômica da criptomoeda;  uma delas, reserva de valor. O economista fez então novamente sua ressalva sobre a volatilidade.

Comparando com uma certa estabilidade do dólar, Dana disse que “o bitcoin varia muito — pra cima e pra baixo”.

Publicidade

Outro ponto que ele diz não com concordar é que o bitcoin funcione como um meio de troca.

“Vai pagar um sorvete com bitcoin, um táxi… Primeiro que não é aceito — e os poucos lugares que aceitam não é tão fácil, custa caro, porque eles cobram a transação…”, disse,  porém, admitindo de que ele não é especialista no setor.

Ele citou ainda um caso que viu numa reportagem em um portal de notícias da sua antiga casa, Rede Globo, que mostrou a dificuldade de realizar transações com bitcoin. “Era uma dor de cabeça”, afirmou.

Bitcoin e a teoria do tolo 

“É muito difícil dar o preço do bitcoin. Por que vale tanto? Porque a oferta é limitada!? Você tem oferta limitada de fusca modelo 74 e nem por isso o preço é infinito. Então é complicado dar o preço”, disse.

Sobre o preço da criptomoeda, Dana lembrou da “teoria do tolo maior”, que é a suposição de que algo só tem valor se as pessoas pensarem que outras vão comprá-lo por um preço mais alto.

Publicidade

“Você sabe que você pode estar sendo tolo, mas acredita que vai ter alguém mais tolo, até que um belo dia não tem ninguém e você vira o tolo maior”, explicou.

Choque de ofertas do bitcoin

Safiri Felix, ex-Infomoney e atualmente diretor executivo da Associação Brasileira de Criptoeconomia (Abcripto), respondeu então à pergunta do ouvinte.

Segundo ele, o mercado espera um choque de ofertas significativo por conta do chamado ‘halving do bitcoin’. O halving é um processo intrinsecamente programado que a cada quatro anos reduz as unidades pela metade.

“O bitcoin, que em 2019 fechou o ano com uma valorização e 98% em reais, tem tudo para continuar esse movimento no ano de 2020”, disse Felix.

E concluiu sua resposta:

“Continuando a trajetória de demanda crescente e uma oferta reduzida em 50%, a perspectiva é que o preço reaja positivamente e a gente tenha aí a continuidade dessa onda de valorização”.

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” explica por que não vai comprar ETF de Bitcoin

Robert Kiyosaki defende há anos Bitcoin, ouro e prata como as maiores reservas de valor
Logotipo do token CorgiAI

Mercado Bitcoin lista token CorgiAI

O ativo é ligado a projeto que usa utiliza inteligência artificial para criar uma comunidade de entusiastas no ecossistema cripto
Baleia dourada envolto a moedas de bitcoin

Baleia adormecida por 14 anos movimenta R$ 17 milhões em Bitcoin

As transações dos 50 BTCs oriundos da recompensa de bloco em 2010 ocorreram nesta manhã de segunda-feira (15)