Pavel Durov, fundador do site de redes sociais VKontakte e do aplicativo de mensagens Telegram, disse que acredita que as criptomoedas como a Bitcoin oferecem ao sistema financeiro global uma chance de escapar da hegemonia dos EUA.
“Pela primeira vez em 70 anos, o sistema financeiro global tem a chance de escapar da hegemonia dos Estados Unidos, que impôs sua moeda nacional como uma reserva em todo o mundo e desde então, de fato, vem colecionando tributo de todos os países que pagam suas dívidas com dólares impressos sem fim e comprando ativos em todo o mundo com eles “, escreveu Durov na página da Vkontakte na segunda-feira.
Em outras palavras, os planejadores centrais imprimem dinheiro à vontade e ganham lucros com a manipulação do fornecimento de moeda. O Bitcoin muda essa dinâmica, introduzindo um dinheiro mais justo na economia. O fato de que o fornecimento de bitcoin é fixado em 21 milhões de unidades significa que nenhuma entidade pode manipular o fornecimento para seus próprios ganhos. Isso supostamente lança uma chave nas engrenagens do sistema bancário. Permite que os países escapem aos ciclos de dívida perpetrados pelo banco norte americano.
Ele também criticou a idéia do Ministério das Finanças Russo de como apenas investidores qualificados poderiam comprar e vender criptomoedas.
“Em vez de ter a chance de tornar o mundo mais equilibrado e junto com o Japão e outros países asiáticos para reconhecer o status de novas criptomoedas, que estão substituindo o dólar, o governo russo está manifestando idéias para proibir e restringir o uso delas. ‘ Existe a impressão de que Bitcoin impôs sanções à Rússia “, acrescentou Durov.
No início do dia, o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseev, disse que as criptomoedas devem ser regulamentadas como um ativo financeiro que apenas os investidores qualificados devem ser autorizados a comprar e vender.