O guru dos mercados financeiros, o líbano-americano Nassim Taleb, voltou a atacar o Bitcoin no Twitter na noite de quarta-feira (14) ao escrever o seguinte: “Bitcoin falhou em ser uma moeda, um esquema Ponzi em aberto”.
O tuíte segue seu discurso de fevereiro deste ano, quando ele também usou a rede social para afirmar que o Bitcoin fracassou como reserva de valor. A publicação gerou revolta num ‘velho amigo’ que o rebateu, o autor do livro ‘The Bitcoin Standard’, Saifedean Ammous.
Na publicação de ontem, Taleb começa com a premissa “para que queremos cripto e moeda”, descrevendo o que para ele seria o ideal: “1) Moeda sem governo; 2) Estável/confiável para contratos; 3) Reserva de valor indexada à inflação — cesta de itens representativa para mim; 4) Transações rápidas. Ele concluiu com a pergunta: “Podemos fazer isso?”.
Questionado pelo usuário ‘Ultra_Mega_BTC’, que disse que “o mercado está dizendo o contrário”, Nassim Taleb o xingou de “imbecil”.
A provocação de Nassim Taleb chegou também a Ammous. O prefácio da primeira edição do Bitcoin Standard foi escrito por Taleb, que na época pareceu endossar a ideia da tecnologia. Ammous encarou o ataque ao Bitcoin e revelou que na segunda edição o prefácio será assinado por outra pessoa:
“A nova versão do The Bitcoin Standard será lançada em alguns meses e terá um novo prefácio do grande Michael Saylor, um homem de palavra que coloca a própria pele em risco”.
Mais cedo, porém, Ammous não economizou palavras para expressar o quanto se arrependeu de ter dado a Taleb o prefácio do livro.
“Nassim Nicholas ‘Descarado’ deixou de endossar meu livro e passou a me insultar obsessivamente em público, sem fazer nenhuma referência ao meu trabalho. Por quê? Porque eu me recusei a me juntar a ele em sua cruzada histérica e insanamente covarde de fechar o planeta com seus amigos no WEF (Fórum Econômico Mundial)”, escreveu o autor, compartilhando uma publicação em que Taleb diz que bitcoiners não entendem de economia.
Em outra sequência, o escritor também usou o espaço para atacar Nassim Taleb, sugerindo que seus movimentos no mercado do lìbano, cuja moeda local sofre com a hiperinflação, não ajudam em nada na adesão ao Bitcoin pela população. Ele escreveu: “Sua moeda está entrando em colapso e seu especialista em risco está dizendo a eles que o único bote salva-vidas que funciona não faz sentido”.
“Foi o maior erro da minha carreira me associar a essa fraude mentirosa. Éramos amigos distantes quando ele se ofereceu para enviar meu livro a uma editora e escrever o prefácio. Ele enviou seu prefácio sem ler o livro, no último minuto, quando já era tarde demais para alterá-lo”, explicou Ammous.