Jamie DImon, CEO do JP Morgan
Jamie Dimon, CEO do JP Morgan (Foto: Divulgação)

Notório crítico do Bitcoin, o CEO do banco JP Morgan, Jamie Dimon, voltou à carga novamente contra o ativo. Durante participação em uma sessão do Comitê de Serviços Financeiros do Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira (21), o banqueiro classificou o BTC como “pirâmide descentralizada” e listou crimes que são cometidos com o ativo.

“Eu sou um notório crítico dos cripto tokens, que vocês chamam de moeda, como o Bitcoin. Eles são pirâmides financeiras descentralizadas e a noção de que sejam bom para alguém é inacreditável”, atacou.

Publicidade

“Então nós sentamos nessa sala e falamos sobre coisas como uma perda de US$ 2 bilhões. Todo ano US$ 30 bilhões em ransomware, lavagem de dinheiro, tráfico sexual, roubo. É perigoso”, disse Dimon.

Veja abaixo (em inglês) a fala do banqueiro:

A congressista Maxine Waters, presidente do Conselho no qual Dimon fez sua mais recente crítica ao Bitcoin, está desenvolvendo um projeto de lei para regular as stabelcoins.

O CEO do JP Morgan argumentou que stablecoins podem não ser tão problemáticas quanto as demais criptomoedas, caso sejam devidamente reguladas.

Dimon e o Bitcoin

A cruzada de Jamie DImon contra o Bitcoin é antiga. Em setembro de 2017 o executivo disse que o Bitcoin era uma fraude “pior do que a mania das tulipas“, refeindo-se a mais famosa pirâmide do mundo.

Publicidade

O executivo se refere ao episódio histórico quando as flores tulipas passaram a ter cada vez mais valor nos Países Baixos no começo do século XVII. A população começou a colocar muito dinheiro em investimentos relacionados às tulipas, mas a bolha eventualmente estourou e muita gente perdeu todo seu dinheiro. Tornou-se o caso clássico de bolha financeira e sinônimo do evento.

Em janeiro de 2018, o executivo chegou a dizer ter tido “arrependimentos” de sua observação do ano passado, quando o banqueiro de Wall Street chamou o bitcoin de uma “fraude”.

Mais recentemente, em abril desse ano, Dimon elogiou a tecnologia blockchain e as Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) em carta enviada aos shareholders.

“Finanças Descentralizadas e blockchain são tecnologias reais e novas que podem ser implementadas tanto de forma pública como privada, apermissionada ou não”, disse Dimon, antes de acrescentar que o JPMorgan está “em primeiro plano” nessas inovações.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%
Moeda de Bitcoin à frente de logo da Mt. Gox

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox se aproximam: veja as previsões

Já faz uma década, mas não vai demorar muito mais, pois bilhões de dólares em Bitcoin estão a caminho dos credores da falida exchange
Imagem da matéria: PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

O jogo PixelTap do Telegram permite que você lute contra robôs para ganhar moedas antes de um airdrop de token — e você pode ganhar muito mais com esse bônus fácil
Glaidson durante depoimento à CPI das Pirâmides

STF nega devolver celular do dono da GAS Consultoria por risco de venda de criptomoedas

Gilmar Mendes seguiu a recomendação da PF de não devolver os aparelhos, temendo que o grupo de Glaidson possa liquidar criptomoedas