Bitcoin é uma Classe de Ativos Resistente a Censura, Diz Analista

Imagem da matéria: Bitcoin é uma Classe de Ativos Resistente a Censura, Diz Analista

Bitcoin é uma “classe de ativos resistentes à censura” – mas não é dinheiro – dizem analistas da empresa Bernstein, com sede em Nova York.

Em uma nota enviada aos clientes na quarta-feira, de acordo com o Business Insider, os analistas exploraram essa questão, concluindo que, apesar de compartilhar algumas de suas características, fica abaixo do que seria considerado “dinheiro” hoje.

Publicidade

“O dinheiro Fiat ainda é a forma final de liquidação – os governos ainda cobram impostos em dinheiro fiat e os salários ainda são pagos em dinheiro fiat”, explicou o documento. “Assim, por enquanto, o Bitcoin só surgiu como uma classe de ativos resistente à censura”.

Leia Também: Bitcoin Assusta os Governos, Diz John McAfee

Os analistas consideram que o ecossistema bitcoin funciona mais como uma economia auto-suficiente que, digamos, estritamente uma rede de dinheiro digital.

“O Bitcoin poderia ser visto como uma economia virtual apoiada por uma rede descentralizada sem necessidade de confiança em terceiros”- uma nova cripto-economia com seu próprio protocolo ou política”, escreveu a empresa na nota. “A fé dos seus cidadãos – os desenvolvedores de software, os mineradores, os investidores, os usuários [-] geram o valor dessa rede”.

A determinação de Bernstein não é susceptível de influenciar os proponentes que dizem que as criptomoedas representam uma nova forma de dinheiro. Na verdade, é um ponto crítico que atraiu os defensores e os críticos enquanto o bitcoin esteve no olho do público.

Publicidade

Alguns observadores chegaram a um ponto intermediário no argumento. No mês passado, o investidor e o anarco-capitalista Doug Casey argumentaram que, embora o bitcoin possa ser dinheiro, não é provável que dure no longo prazo.