Imagem da matéria: Bitcoin e a Teoria Quantitativa da Moeda - Porque o Bitcoin está Subvalorizado

Se você estivesse acordado em sua classe de economia da faculdade, você pode se lembrar da teoria clássica de Milton Friedman: a teoria quantitativa da moeda. Essencialmente, Friedman argumentou que o nível geral de preços é diretamente proporcional à quantidade de dinheiro em circulação. Podemos aplicar a lógica de Friedman ao bitcoin e usá-la como ponto de partida para a avaliação. A raiz da compreensão da teoria quantitativa da moeda é a equação de troca, MV = PQ.

Ok, o que a fórmula significa? MV = PQ.

Publicidade

M = O estoque de dinheiro. Quanto dinheiro está em circulação.

V = A velocidade do dinheiro. Quão rápido o dinheiro muda de mãos?

P = O nível geral de preços.

Q = A produção da economia.

Então podemos dizer que PQ é PIB nominal ou despesas totais. O preço de cada bem e serviço produzido dentro de uma economia em um ano.

Então, a lógica de Friedman foi a seguinte: a velocidade do dinheiro era estável e Q mudava minimamente. A produção real de uma economia geralmente aumenta ou diminui apenas alguns pontos percentuais por ano.

Então, a fórmula agora parece: MV = PQ. Como V e Q são relativamente constantes, um aumento na oferta de moeda, por um banco central, levará a um aumento proporcional no nível de preços. A longo prazo, aumentar a oferta monetária mais rápido do que o crescimento real da economia sempre levará à inflação. A riqueza real não pode ser criada por uma impressora.

Como podemos tomar as idéias de Friedman e aplicá-la ao ecossistema do bitcoin? O primeiro M é constante. Nenhum banco central, ditador, político ou burocrata pode aumentar a oferta de bitcoin. O atual limite de mercado de cerca de 250 bilhões de dólares prova que o código é bom e a ideia subjacente de que a falsificação de bitcoin não pode ser feita. Também assumiremos, como Friedman, que a velocidade do bitcoin é relativamente constante. Assim, o ecossistema bitcoin se parece com isto: MV = PQ. Agora, M e V são mantidos constantes.

Então, agora precisamos definir PQ no ecossistema bitcoin. Q é o utilitário mundial que é criado usando bitcoin. Existem 2 grupos identificáveis ​​de pessoas que derivariam do uso de usar bitcoin: aqueles que querem sair da grade e aqueles que querem entrar na grade.

Publicidade

Além disso, há pessoas que não têm acesso ao sistema financeiro mundial. São pessoas de países devastados pela guerra como o Afeganistão, a Síria ou o Iraque ou pessoas em países onde as autoridades monetárias e financeiras os decepcionaram, como o Zimbábue ou a Venezuela. Eles serão autorizados a entrar na grade com uso e acesso ao bitcoin.

Q é as transações de saída (output) real que o mundo inteiro precisa entrar e sair da rede. Com a constante M e V, a mudança do bitcoin no mercado é diretamente proporcional à mudança no uso do mundo e a necessidade deste tipo de sistema de pagamento.

O valor total da utilidade do bitcoin, no preço da moeda fiat (P), dividido pela velocidade, determina o valor de mercado do bitcoin. M = PQ / V. Friedman argumentou que o nível geral de preços é diretamente proporcional à quantidade de dinheiro em circulação. Aumentar a oferta monetária elevou os preços. Aplicando-o ao bitcoin, podemos dizer que as mudanças Q no ecossistema bitcoin do mundo terão mudanças proporcionais no valor de mercado do bitcoin. Os papéis são invertidos agora. O Q está puxando o M, em vez do M puxando o PQ!

Em seguida, se pudermos colocar números em Q e V, podemos ter um ponto de partida para avaliação de bitcoin. Matemática simples de guardanapo diz que deve ser muito maior do que 250 bilhões de dólares.

*Texto escrito por Mark Kirker.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

A Sbaraini, que operava criptomoedas, parou de pagar seus clientes após uma operação da Polícia Federal apontar para um esquema de lavagem de dinheiro dentro da empresa
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Sinal verde da SEC esta semana é apenas o primeiro passo para o lançamento do ETF de Ethereum