nathalia arcuri do meu poupe
Nathalia Arcuri com as ativistas Magatte Wade (E) e Farida Nabourema (D)

A influencer brasileira de finanças e fundadora do MePoupe!, Nathalia Arcuri, escreveu no Linkedin que o Bitcoin é a única saída para a liberdade financeira em países africanos vinculados ao Franco CFA, uma moeda que na prática é controlada pela França.

No texto postado na quinta-feira (16), Arcuri afirma que o Bitcoin é a única saída para impedir sanções, confiscos e perda de valor constante do dinheiro que circula em países como Senegal, Mali, Gabão, República do Congo, Togo e outras 10 nações que habitam a esfera da colonização francesa.

Publicidade

Para Arcuri, Bitcoin se trata de uma moeda descentralizada que oferece mais independência financeira aos países e seus cidadãos. Ela enfatizou que, apesar de ser vista por muitos como uma moeda especulativa, nos países africanos vinculados ao franco CFA, o Bitcoin é uma solução concreta para a luta pela liberdade econômica.

“A história de mulheres como Magatte Wade e Farida Nabourema, que estão exiladas devido às ameaças de morte que recebem por sua luta pela liberdade econômica desses países, mostra a importância de buscar soluções alternativas”, escreveu a influencer.

Bitcoin e liberdade

Ela postou uma foto com as ativistas na conferência de tecnologia SXSW.

“Confesso que não fazia ideia da realidade que esses países viviam até me deparar com a história dessas mulheres guerreiras em um painel sobre colonialismo monetário no SXSW e por isso estou usando esse espaço como mais uma plataforma para que as vozes dos ativistas que lutam pela liberdade econômica desses países sejam ampliadas”, disse.

Ela também relembrou o papel de Alex Gladstein, diretor da Human Rights Foundation, que escreveu um livro a respeito dos abusos impostos aos países da zona do franco CFA que, segundo Arcuri, vale a pena ser lido e discutido.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Ações da MicroStrategy batem maior preço em quase dois anos

Empresa fundada por Michael Syalor agora detém aproximadamente 0,75% do fornecimento total de Bitcoin em circulação
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

SEC diz que processo contra a Binance deve avançar mesmo após acordo bilionário

De acordo com a SEC, as confissões da Binance e do então CEO, Changpeng Zhao, mostraram méritos em favor de seu processo
Imagem da matéria: Semana Cripto: Bitcoin segue em alta e flerta com US$ 40 mil; mania das memecoins retorna com Elon Musk e Charlie Munger

Semana Cripto: Bitcoin segue em alta e flerta com US$ 40 mil; mania das memecoins retorna com Elon Musk e Charlie Munger

Na última semana os investidores voltaram suas atenções para o Bitcoin e uma série de obscuras memecoins
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor