Imagem da matéria: “Bitcoin é ouro digital, mas não é bom para transações”, diz diretor responsável pela Libra do Facebook
(Foto: Shutterstock)

Em entrevista à CNBC na quarta-feira (06), o ex-diretor do setor de blockchain do Facebook e atual cabeça no projeto Libra, David Marcus, disse que “O Bitcoin é ouro digital, mas não é uma boa moeda para transações”.

O executivo, que participava de uma conferência do jornal The New York Times em Nova York (EUA), afirmou que ele não pensa no Bitcoin como uma moeda, pois, na verdade, ele não é um ótimo meio de troca devido à sua volatilidade.

Publicidade

“Eu o vejo como ouro digital”, ressaltou.

Ele explicou sua visão sobre a criptomoeda. Para ele, o Bitcoin é como o ouro porque você pode guardá-lo como um investimento, assim como as pessoas fazem com o metal precioso.

No entanto, explicou, a drástica volatilidade faz do Bitcoin uma má opção para as pessoas que precisam de um sistema para enviar remessas através das fronteiras.

“As pessoas não usam Bitcoin para pagar por coisas justamente porque ele é muito volátil. Seu propósito é completamente diferente.”

Bitcoin não é uma ameaça

Marcus também opinou sobre regulamentação. Para ele, uma das principais razões pelas quais o Bitcoin não foi regulamentado foi por conta de a criptomoeda não ser considerada um meio de troca.

Publicidade

Ele acrescentou:

″É uma classe de investimento que está descorrelacionada do resto do mercado. Por que se sentir ameaçado por isso?”.

Facebook, EUA e China

Desde que o Facebook anunciou a Libra, em junho deste ano, Marcus tem sido o cartão e visitas da criptomoeda, da rede social e do Calibra, a carteira digital que está sendo desenvolvida no projeto.

Contudo, suas aparições públicas, incluindo uma audiência no Senado dos EUA, fazem parte de um esforço que visa buscar apoio ao projeto.

No mês passado, comentando sobre os impasses entre a Libra e o governo americano, Marcus disse o seguinte:

“Se não tivermos uma boa resposta, em cinco anos a China vai estar religando uma grande parte do mundo com um renminbi (moeda chinesa) digital rodando em sua blockchain controlada”. 

Disse, ainda, que a China criará um sistema de moeda digital que pode estar totalmente fora do alcance das autoridades americanas:

Publicidade

“O progresso chinês pode representar uma ameaça real à influência dos EUA”.

Caso isso aconteça, e a moeda do Facebook falhar, Marcus acredita que Washington corre o risco de ter uma parte do mundo completamente bloqueada das sanções dos EUA.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin à vista já controlam mais de 1 milhão de BTC

Mais da metade dos US$ 70,5 bilhões em fundos está praticamente dividida entre Grayscale e BlackRock
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
bitcoin brilhando na mão

Semler Scientific investe US$ 40 milhões em Bitcoin e ações disparam 25%

As ações da Semler Scientific subiram 25% após a entidade anunciar a adoção do Bitcoin como principal ativo de reserva do tesouro