Luiz Barsi, o mais famoso investidor brasileiro individual da Bolsa de Valores, resumiu em poucas palavras o que pensa do Bitcoin em uma entrevista ao site E-investidor publicada nesta quarta-feira (10). Para ele, a criptomoeda não tem estrutura nem significado.
“Eu vou responder com apenas uma palavra: eu nem penso nisso. Nem penso! Porque isso não tem estrutura, não tem significado”, disse Barsi, sugerindo que o Bitcoin é algo incerto para o longo prazo.
“É uma criação de alguém que projeta um futuro nebuloso para poder tirar dinheiro das pessoas e enganar aqueles que não tem uma raiz forte, em termos de fundamento”.
E ressaltou o porquê de ignorar o novo setor: “Na realidade, as criptomoedas atraem apenas os jogadores, não atraem os investidores, na minha opinião. Por isso que eu nem penso nelas”.
Em um vídeo no ano passado, o investidor paulista que completa 82 em 10 de março deixou claro seu leque de investimentos: compra de ações com foco no longo prazo e que não dependem “um monte de coisas” para progredir.
Ele explicou que compra ações justamente porque seu foco é no longo prazo, pensando numa carteira de renda mensal. É uma lógica que ele cultiva desde seus primeiros passos na Bolsa, ou seja, ele sugere que assim alcançou seu patrimônio.
Foi o que ele ressaltou ao E-Investidor, acrescentando que não se preocupa nem com o mercado nem com o patrimônio.
“O patrimônio é um alimentador de ego. O que na realidade sustenta a sua carteira são os proventos, os dividendos que vão armazenando caixa e progressivamente você vai acumulando recursos para poder reinvestir no mercado”, concluiu.