Bitcoin alcança marca de 18 milhões de moedas mineradas; restam apenas 3 milhões

(Foto: Shutterstock)


O bitcoin alcançou a marca de 18 milhões de moedas mineradas nesta sexta-feira (18), restando apenas mais 3 milhões para serem mineradas.

O total minerado da criptomoeda agora registra 85,7% do total, dado que a quantidade máxima é de 21 milhões, programada para ser atingida em 2140.

Como funciona a oferta e inflação do bitcoin

Cada bloco de bitcoin minerado atualmente produz 12,5 novos bitcoins. Cada novo bloco ocorre, em média, a cada 10 minutos, logo, 1800 novos bitcoins são criados a cada dia.

Quando Satoshi Nakamoto minerou o primeiro bloco do bitcoin em 3 de janeiro de 2009 as coisas eram bem diferente. A recompensa na época era de 50 bitcoins. Esta recompensa permaneceu por outros 209.999 blocos, quando o primeiro “halvening” (redução da recompensa dos blocos pela metade) ocorreu.

A cada 210.000 blocos, de acordo com o código do bitcoin, a rede reduz a recompensa dos blocos em 50%. A mais recente ocorreu em julho de 2016, quando caiu de 25 para 12,5 bitcoins por bloco.

No gráfico abaixo, é possível ver a progressão da quantidade de bitcoin minerada desde o primeiro bloco (linha azul) e a inflação anual do bitcoin (linha laranja). Nota-se que a inflação (redução da criação de novas moedas) cai pela metade a cada quatro anos, quando acontece o halvening. Atualmente a inflação do bitcoin está em 3,7% ao ano.

Fonte: https://bashco.github.io/Bitcoin_Monetary_Inflation/

Assumindo que o protocolo de bitcoin permaneça o mesmo (um novo bloco sendo extraído a cada 10 minutos em média, programação do halvening e oferta inalterados), o último novo bitcoin só será minerado no ano de 2140.



Ou seja, graças ao halvening, enquanto durante 10 anos de existência do Bitcoin foram minerados 18 milhões de unidades, para minerar os 3 milhões restantes serão necessários mais de 100 anos.

Com a inflação em queda, é esperado que a criptomoeda se valorize em relação às moedas fiduciárias com o passar dos anos.

O que acontece quando o último bitcoin for minerado?

Essa pergunta é muito comum entre os usuários e curiosos. Provavelmente ninguém aqui estará vivo quando isso ocorrer. E nem se sabe se o bitcoin irá durar até 2140.

Porém, caso chegue essa data, a recompensa dos mineradores se daria através das taxas de mineração das transações.

Toda transação realizada na rede do bitcoin nos dias de hoje paga uma taxa. Essa taxa é usada para recompensar os mineradores. Além dessa taxa, os mineradores também são recompensados com os novos bitcoins gerados a cada novo bloco. Quando não houver mais bitcoins a serem minerados, os mineradores só receberão as taxas das transações.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br