Depósitos e saques em libras esterlinas (GBP) usando o serviço Faster Payments e cartões bancários, como Visa e Mastercard, estão atualmente indisponíveis para clientes do Reino Unido da Binance.
O site da Binance exibe uma mensagem de que ambos os canais de pagamento em libras estão “suspensos”. A notícia vem na esteira do aviso ao consumidor da Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) contra a Binance Markets Limited, embora o órgão que o regulador tenha esclarecido de que não se trata de uma proibição total das operações com criptomoeda no país.
No site da Binance, os clientes do Reino Unido são recebidos com um aviso dizendo que ambos os métodos de transação estão “suspensos” para depósitos e “suspensos para manutenção” para retiradas.
Os usuários seguem podendo acessar à corretora e negociar criptomoedas nela. Canais para depositar e retirar outras moedas fiduciárias pareciam estar disponíveis. No entanto, a ausência de qualquer canal de saque usando a moeda local significa que os clientes do Reino Unido terão dificuldade para retirar seus fundos da exchange.
Um porta-voz da Binance disse ao Decrypt que o Faster Payments poderia estar on-line “dentro de uma hora”, mas se recusou a comentar sobre possíveis saques usando cartões bancários.
O que são pagamentos mais rápidos?
O Faster Payments — pertencentes e operados pela autoridade de pagamentos Pay.UK — permitem que pagamentos por celular, Internet, telefone e pedidos permanentes sejam transferidos rapidamente entre contas bancárias no Reino Unido de maneira similar ao PIX no Brasil.
O sistema está fora do ar para os clientes da Binance desde segunda-feira (29). A partir desta manhã no horário local, os saques da Binance usando um cartão do banco também estão suspensos.
Binance e o FCA
A remoção de ambos os canais de pagamento em libras na Binance para clientes do Reino Unido ocorre dias depois de o FCA emitir um aviso ao consumidor relacionado à Binance Markets Limited, a entidade da crypto exchange do país.
Embora a FCA não tenha um mandato que inclua a proibição direta da Binance no Reino Unido, o regulador financeiro proibiu a Binance Markets Limited de oferecer quaisquer “serviços regulamentados”.