Imagem da matéria: Binance revela quantos bitcoins possui atualmente
(Shutterstock)

A Binance, considerada a maior exchange de criptomoedas do mundo, divulgou sua nova Prova de Reservas, declarando ter atualmente cerca de 609,5 mil bitcoins, o que hoje vale mais de US$ 26 bilhões (R$ 130 bilhões).

Desse total de bitcoins que a empresa possui, 594,7 mil são de seus clientes, o que coloca suas reservas em 102,49%, ou seja, cerca de 14,8 mil bitcoins não são dos clientes e sim da Binance.

Publicidade

Já em Ethereum (ETH), a corretora tem suas reservas em 104,58%, com um total de 4,4 mil ETH, sendo 4,2 mil dos clientes. O balanço em BNB é bastante parecido em proporção (104,30%), mas com um volume muito maior, de 33,2 mil tokens, sendo 31,8 mil dos usuários.

Com Tether (USDT) a proporção já é bem maior: são 21,5 bilhões de ativos, sendo 17,8 mil dos seus clientes, o que resulta em um balanço de 120,54%. Outra stablecoin, a USDC, também tem um balanço alto, com proporção de 149,18%, sendo 1,5 bilhão de tokens, com 1 bilhão dos usuários.

A Binance explica que quando faz sua Prova de Reservas, a intenção é mostrar provas de que possui fundos que cobrem todos os ativos dos usuários em 1:1 e que ainda existem reservas que excedem essa quantia.

A exchange diz também que esses valores não incluem suas participações corporativas, que são mantidas em um livro-razão completamente separado. A empresa também afirma não ter dívida em sua estrutura de capital e garante que tem um fundo de emergência (fundo SAFU) para casos extremos.

Publicidade

A Binance defende que essa forma de demonstração já traz garantia suficiente de que os recursos de seus usuários estão seguros e que em qualquer momento ela tem disponibilidade para pagar os clientes caso ocorra muitos pedidos de saque.

No Brasil, esse é um tema que tem sido bastante discutido e que voltou a ser destaque recentemente com a consulta pública feita pelo Banco Central para estudos sobre a regulação do setor cripto no país.

A Binance afirma que “a segregação de atividades das VASPs, como por exemplo, negociação e custódia, pode não significar um efetivo gerenciamento de riscos na prática”. Isso será, na visão da empresa, “alcançável por meio de uma abordagem holística”, sendo que um dos elementos é a Prova de Reservas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC deve lançar em outubro a 2ª consulta pública sobre regulamentação do mercado cripto

BC deve lançar em outubro a 2ª consulta pública sobre regulamentação do mercado cripto

Após a segunda consulta pública, a previsão é que a regulamentação do setor cripto no Brasil fique pronta no início de 2025
Imagem da matéria: Token da Friend.tech desaba 26% após equipe renunciar controle de contratos inteligentes

Token da Friend.tech desaba 26% após equipe renunciar controle de contratos inteligentes

A equipe do token FRIEND transferiu seu controle para o endereço nulo do Ethereum, bloqueando o sistema para atualizações
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

Brasil é o 10º país com maior adoção de criptomoedas em 2024, diz estudo

No índice global da Chainalysis, que classifica os 20 principais países em adoção, lideram Índia (1º), Nigéria (2º) e Indonésia (3º); veja lista completa
Martelo de justiça de madeira em frente à bandeira dos Estados Unidos

Kraken exige júri em julgamento de ação movida pela SEC

O regulador americano processou a exchange por oferta de “valores mobiliários de criptomoedas” que incluem 11 ativos, como Solana e Polygon