Imagem da matéria: Binance Pool vai parar de minerar moeda do falso inventor do Bitcoin
Instalação industrial de mineração de criptomoedas (Foto: Shutterstock)

A Binance anunciou nesta terça-feira (20) que vai remover o Bitcoin SV (BSV) do seu pool de mineração. De acordo com uma publicação oficial, a exchange vai parar de minerar a criptomoeda a partir do dia 31 de julho. 

Os mineradores que serão afetados pela mudança terão até a próxima semana para realocar seu hashrate e escolher minerar Bitcoin (BTC) ou Bitcoin Cash (BCH) através do Binance Smart Pool.

Publicidade

O impacto da decisão já é perceptível na rede da criptomoeda. De acordo com o BitInfoCharts, o hashrate do BSV está em queda de 33% nas últimas 24 horas, se mantendo em torno de 392.9 Phash/s. O preço do ativo também recua 4% nesta terça, valendo US$ 114, segundo o CoinMarketCap.

A justificativa para a remoção da moeda do pool não foi divulgada pela Binance, no entanto, pode ser um sinal que a corretora quer distanciar seus usuários dos problemas que a rede do Bitcoin SV enfrenta nas últimas semanas.

A Bitcoin Association, uma organização da Suíça responsável pelo projeto do BSV, confirmou no dia 8 de julho que invasores tentaram reorganizar os blocos na blockchain para mascarar um ataque de gasto duplo, uma ofensiva na qual o usuário é capaz de gastar mais de uma vez a mesma criptomoeda.

Como resultado, as principais corretoras do mercado que disponibilizam a negociação da moeda como a Huobi, Bitfinex, KuCoin e Hotbit, suspenderam por tempo indeterminado os saques ou depósitos do ativo pelos usuários.

Publicidade

Essas exchanges, vale lembrar, são algumas das poucas que ainda listam a criptomoeda criada pelo polêmico Craig Wright, um empresário que afirma ser o Satoshi Nakamoto.

Os conflitos entre Binance e Bitcoin SV

A Binance retirou o Bitcoin SV da sua plataforma em abril de 2019 como represália aos comentários de Wright. O Changpeng “CZ” Zhao, fundador da exchange, chamou Wright de fraude e ameaçou tirar a moeda da corretora se ele continuasse afirmando ser o criador do Bitcoin.

Apesar desse conflito no passado entre a Binance e a equipe por trás do BSV, a criptomoeda até então fazia parte do pool de mineração da corretora. Em meados de junho, a Binance chegou a ser a maior mineradora da moeda, representando 20% do hashrate total da rede, conforme mostrou o Coindesk na época.

Naquele momento, o presidente da associação do Bitcoin SV, Jimmy Nguyen, declarou ao portal que a Binance escolhe a dedo os projetos de criptomoedas apenas para gerar receita quando lhe convém. 

Publicidade

Apesar do pool da corretora ter representado uma parcela significativa do hashrate da moeda no passado, a rede era muito mais diversificada do que atualmente.

De acordo com os dados do agregador Coin Dance desta terça, a Taal Technologies, uma empresa listada na bolsa de valores do Canadá, controla 77% de todo hashrate do Bitcoin SV. No mês passado, a participação do pool não passava de 10%.

binance bitcoin sv
A empresa Taal Technologies é responsável por 77% do hashrate do Bitcoin SV Fonte: (Coin Dance)

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Agora o ETH terá um caminho ainda mais longo para chegar a Wall Street, mas isso é uma surpresa para poucos
Imagem da matéria: Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Anúncio de Jack Dorsey ocorreu em meio ao resultado trimestral da Block, que surpreendeu o mercado com um lucro de US$ 472 milhões
Imagem da matéria: FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

A FTX vai leiloar o restante de seus tokens Solana bloqueados na esperança de obter um preço melhor
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos