Imagem da matéria: Binance lança serviço de staking de Bitcoin com juros de 8,19%
Foto: Shutterstock

A Binance anunciou nesta sexta-feira (11) o lançamento do seu serviço de DeFi Staking de Bitcoin. “Staking” é o termo usado no mundo das criptomoedas para o serviço no qual o dono de ativos os libera para que sejam utilizados em empréstimos ou outros projetos (como validação de blocos em uma blockchain que usa proof of stake como método) e recebe juros pela ação.

No projeto a Binance o cliente poderá colocar um máximo de 0,1 BTC e um mínimo de 0,00001 BTC. A duração do staking será de 60 dias e a taxa de juros anual é de 8,19%.

Publicidade

A percentagem anual de rendimento (APY, na sigla em inglês) é ajustada diariamente baseada nas recompensas on-chain.

“Os usuários podem resgatar fundos por meio dos procedimentos de resgate padrão a qualquer momento, e o principal será devolvido às contas à vista dos usuários um dia após o resgate. No entanto, leva de 24 a 48 horas para receber os tokens devido a diferentes fusos horários em todo o mundo”, afirma a empresa no comunicado.

O que é staking?

Basicamente, blockchains são bases de dados de transações que não possuem uma autoridade central que as mantêm.

Para solucionar o problema da validação segura de transações, blockchains “proof of work” (PoW), como o Bitcoin, dependem da mineração, que consiste de computadores potentes que solucionam quebra-cabeças criptográficos.

No entanto, a mineração precisa de hardwares caros e de um alto consumo de energia elétrica, então não é acessível à maioria das pessoas.

Redes “proof of stake” como PolkadotCardano e Ethereum 2.0 substituem tudo isso com um mecanismo de comprometimento de fundos conhecido como staking.

Proof of stake envolve a seleção de validadores com base na quantia de criptomoedas que possuem em seu nó. Os próprios validadores podem fazer o staking dessas criptomoedas ou outros usuários podem delegar os ativos ao nó dos validadores.

Publicidade

Assim como mineradores recebem cripto por seu trabalho (com toda aquela computação complicada), os validadores são recompensados em cripto quando fazem staking.

Qualquer pessoa que delegar cripto ao validador também ganha uma parte das recompensas com base em quanto possuem em staking (exceto pela parte do validador, é claro).

Staking pode ser uma opção financeira atrativa para investidores cripto que armazenam ativos (em vez de os negociarem diariamente), mesmo se a quantia for pequena.

O grande atrativo de staking é que, embora tenha cálculos complexos como sua base, exige pouquíssimo conhecimento técnico.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Lei escrita totalmente pelo ChatGPT é sancionada em Porto Alegre

Lei escrita totalmente pelo ChatGPT é sancionada em Porto Alegre

O vereador Ramiro Rosário só revelou sua metodologia após o prefeito de Porto Alegre sancionar a lei
Imagem da matéria: Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Chainalysis faz webinar sobre o cenário das criptomoedas no Brasil em 2024

Evento contará com a participação do diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, diretor jurídico da ABcripto e integrante da Chainalysis
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Campanha de fim de ano também contará com lançamento de produtos de Renda Fixa Digital para diversificação de investimentos
Imagem da matéria: Enquanto EUA lutam para aprovar ETF de Bitcoin, produtos do Brasil já movimentam R$ 473 milhões 

Enquanto EUA lutam para aprovar ETF de Bitcoin, produtos do Brasil já movimentam R$ 473 milhões 

Brasil conta com ETFs de criptomoedas desde 2021 e já tem dois grandes produtos de Bitcoin à vista, liderados por Hashdex e QR Asset