Binance EUA tem encontro marcado com presidente do Banco Central do Brasil

Agenda de Roberto Campos tem encontro com executivo que já pediu demissão
Imagem da matéria: Binance EUA tem encontro marcado com presidente do Banco Central do Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto fala à imprensa no Palácio do Planalto (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, fez uma reunião na manhã desta segunda-feira (16) com líderes de duas importantes empresas do setor de criptomoedas: Binance e Circle.

De acordo com a agenda oficial do BC, a reunião por videoconferência tratou de “assuntos institucionais”. Não está claro quais assuntos foram discutidos uma vez que o encontro não permitiu a participação da imprensa. 

Publicidade

Participaram da reunião Cliff Sobel, Scott Sobel e Michael Nicklas, sócios da Valor Capital Group LLC; Brian Brooks, presidente do Binance US; Jeremy Allaire, CEO da Circle; e Marcos Variato, CEO da Parfin.

Apesar da agenda oficial informar que Brian Brooks deveria estar na reunião, o empresário provavelmente foi substituído por outro representante da corretora já que ele pediu demissão no dia 6 de agosto.

O executivo que já foi chefe do Escritório do Controlador da Moeda (OCC), ficou apenas três meses no comando da Binance nos EUA e saiu por causa de “diferenças quanto à direção estratégica”.

O antigo diretor da exchange no Brasil, Ricardo Da Ros, também se demitiu após seis meses no cargo por um “desalinhamento de expectativas”.

Publicidade

A Binance, que é hoje a maior exchange de criptomoedas do mundo por volume, enfrenta nos últimos meses uma crescente pressão de reguladores do mundo inteiro, o que pode ter afugentado os executivos.

Não está claro quem substituiu Brooks na reunião com o Banco Central desta manhã, mas o fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, recentemente adotou uma postura mais apaziguadora com reguladores.

Reunião privada

Uma presença importante na reunião foi Jeremy Allaire, CEO da Circle que é a emissora da stablecoin lastreada ao dólar americano USD Coin (USDC) e que na semana passada anunciou sua ambição em se tornar o “banco nacional de moeda digital” dos EUA.

Pela experiência da Circle com stablecoins, um dos assuntos tratados no encontro pode ter sido o projeto da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) que está sendo desenvolvida no Brasil.

Publicidade

No ano passado, Roberto Campos Neto também fez uma reunião fechada com o CEO da Ripple, empresa por trás da criptomoeda XRP, provavelmente para discutir o real digital.

Representando o mercado nacional estava o empresário Marcos Viriato da Parfin, uma fintech de criptomoedas que busca conectar o mercado financeiro tradicional ao digital.