Na quarta-feira (1º) Binance Labs, a divisão de investimentos da maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou um novo fundo de US$ 500 milhões – equivalentes a R$ 2,5 bilhões – para investimentos em projetos Web 3.
O fundo possui grandes apoiadores: A empresa de capital de risco que investe em internet DST Global e a empresa global de capital de risco Breyer Capital estão envolvidas.
A Binance afirmou que o dinheiro será alocado a “projetos que possam estender os casos de uso das criptomoedas e direcionar a adesão à Web 3 e às tecnologias blockchain”.
“Em um ambiente Web 3, a conexão entre valores, pessoas e economias é fundamental”, afirmou Changpeng Zhao (ou CZ), CEO da Binance. “Se esses três elementos se unirem para criar um ecossistema, isso irá acelerar a adesão em massa da tecnologia blockchain e cripto.”
“O objetivo do fundo de investimentos recém-criado é descobrir e apoiar projetos e fundadores com o potencial de desenvolver e liderar a Web 3 entre [os setores] DeFi, NFT, jogos, metaverso, redes sociais e mais”, acrescentou.
O termo “Web 3” se refere à próxima fase da internet, imaginada como um tipo mais descentralizado. Aplicações Web 3 já existem e tendem a usar redes blockchain. As comunidades do Bitcoin e Ethereum, as redes que movem as duas maiores criptomoedas por capitalização de mercado, alegam que suas tecnologias vão liderar a próxima evolução da Web 3.
Binance Labs, que reinveste o capital da empresa em projetos relacionados a cripto, investiu em mais de 100 projetos desde seu lançamento em 2018. Afirma “identificar, investir e dar autonomia a empreendedores, startups e comunidades blockchain”.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.