Binance contrata dois ex-reguladores para fortalecer presença no Canadá

A corretora ameaçou sair do Canadá em 2021, mas agora parece estar batalhando para estreitar os laços com o país
Imagem da matéria: Binance contrata dois ex-reguladores para fortalecer presença no Canadá

Foto: Shutterstock

A Binance está se movimentando para operar com força no Canadá. A reportagem do Financial Post mostrou que no início da semana, a maior corretora de criptomoedas do mundo registrou três novas empresas na cidade de Calgary e contratou dois ex-funcionários de alto escalão de agências reguladoras do país.

A exchange contratou Lawrence Truong, que foi analista regulatório da Comissão de Valores Mobiliários de Alberta (província canadense), para o cargo de vice-presidente da Binance Canadá; e Darren Gross, que atuou na Comissão de Alberta e Órgão Regulatório da Indústria de Investimento do Canadá, para ser o diretor de compliance no país.

Publicidade

Em junho do ano passado a Binance anunciou que estava deixando o Canadá e que os usuários do país tinham até o dia 31 de dezembro para retirar seus ativos das contas.

A decisão foi tomada após a Comissão de Valores Mobiliários de Ontário informar que as empresas do setor tinham três semanas para entrar em conformidade com as regras de compliance do país.

Pressionada, a Binance resolveu sair do país e anunciou aos seus usuários que eles deveriam retirar os ativos das contas até 31 de dezembro.

Mas a maior corretora parece ter mudado de ideia após ter obtido uma licença no final de dezembro do Centro de Relatórios e Análises de Transações Financeiras do Canadá (FINTRAC), e informou seus clientes que não era mais necessário liquidar os ativos.

Publicidade

A empresa enviou um e-mail aos seus usuários no dia 29 de dezembro dizendo que a licença obtida junto a FINTRAC “permite que continuemos nossas operações no Canadá, enquanto finalizamos a operação em Ontário e, ao mesmo tempo, buscamos um registro completo”.

Em entrevista ao Financial Post, o chefe de criptomoedas e blockchain do grupo McLeod, ressaltou que a licença do FINTRAC não é um passe livre e “a parte mais onerosa, claro, é estar em conformidade com as autoridades regulatórias”. 

Usando seu endereço de Calgary, a corretora incorporou as empresas Binance Canada Ltd., Binance Canada Holdings Ltd. e Binance Canada Capital Markets Inc.