Binance anuncia novo CEO para operação nos Estados Unidos

Brian Shroder, executivo que supervisionou as operações da Uber e da gigante chinesa de fintech Ant Group na Ásia
Imagem da matéria: Binance anuncia novo CEO para operação nos Estados Unidos

Brian Shroder foi contratado como CEO da Binance EUA (Foto: Decrypt\Linkedin)

A Binance anunciou nesta quinta-feira (09) que Brian Shroder, executivo que supervisionou as operações da Uber e da gigante chinesa de fintech Ant Group na Ásia, assumirá o cargo de presidente da Binance EUA.

A nomeação ocorre um mês depois que o CEO da Binance EUA, Brian Brooks, saiu abruptamente após apenas três meses no cargo. Sua antecessora, Catherine Coley, foi demitida em maio. Enquanto isso, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, reiterou seu objetivo de abrir o capital da Binance nos EUA nos próximos três anos.

Publicidade

A nomeação de Shroder, o MBA de Harvard que se manteve discreto enquanto ocupava cargos importantes na Ant and Uber, parece ser um esforço para estabilizar o navio. De acordo com Binance.US, Shroder supervisionará “estratégia e execução, arrecadação de fundos, negócios e desenvolvimento corporativo, bem como gerenciará as funções jurídicas, de RH e de produto e tecnologia da empresa.”

Em um comunicado, Schroder disse que sua experiência em empresas de rápido crescimento o ajudará a guiar Binance EUA em direção a um IPO e que ele acredita que a empresa “tem todos os ingredientes certos para se tornar a maior e mais bem-sucedida bolsa de criptomoedas e ativos digitais dos Estados Unidos Estados. “

Shroder também descreveu a empresa norte-americana como “compatível com as regulamentações”, embora não esteja claro se esse é o caso. Várias autoridades dos EUA estão investigando a Binance por irregularidades legais, enquanto as autoridades do Reino Unido descreveram recentemente a empresa como “incapaz” de ser supervisionada.

Controvérsias da Binance

Embora essas controvérsias sejam reportadas à Binance e não à Binance.US, há questões em andamento sobre se a operação americana é realmente independente e independente, como afirma CZ. Essas questões foram levantadas novamente na esteira da saída repentina de Brooks, o que levou o New York Times e a revista New York a afirmarem que ele havia se demitido depois que CZ negou um plano para tornar o Binance EUA mais autônoma por meio de uma nova estrutura de conselho e uma nova rodada de arrecadação de fundos.

Publicidade

Não está claro se a contratação de Shroder, que também receberá um assento no conselho da Binance EUA, dissipará essas preocupações sobre a independência da empresa americana. Embora seja um cidadão americano, seu trabalho anterior como arrecadador de fundos para a Uber China e extenso trabalho na Ásia — onde Binance está baseada — pode suspeitar que é CZ quem permanece no comando.

Essas percepções podem mudar, no entanto, dependendo de quem for nomeado para substituir Brooks como CEO da Binance EUA. Nesse ínterim, a operação dos EUA está sendo liderada por um CEO interino.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co