Dólares equilibrados formam uma pirâmide
Shutterstock

Após adiar por meses uma volta às atividades, a suposta pirâmide financeira BeeFund agora promete um sorteio de um carro de luxo e o restabelecimento de atividade para o dia 30 de janeiro. O grupo vem anunciando tais novidades por meio de um grupo no Telegram. 

O carro em questão é um Chevrolet Camaro branco e o grupo, que lesou milhares de pessoas no final de 2024, afirma que basta “ativar um plano” que o cliente já está participando. Porém, o sorteio do veículo só irá acontecer, na palavra deles, se atingirem a marca de 5 mil pessoas ativa na plataforma. 

Publicidade

Nesta mesma publicação, os administradores do grupo lançam um “alerta de lucros altos” e que a “única verdadeira BeeFund está de volta com data marcada para dia 30 de janeiro”.

Essa não é a primeira vez que a BeeFund anuncia uma data para voltar. Em novembro do ano passado o grupo divulgou que iria voltar no dia 31 daquele mês, que na verdade só tem 30 dias.

Depois, a suposta pirâmide financeira passou a dar uma nova data: dia 15 de dezembro. Na época, em suas comunicações, o grupo chega a admitir que deu um golpe nos clientes. Dizem no canal de Telegram que “infelizmente muitos perderam a confiança e nós, até entendemos o lado deles, mas vamos voltar mais forte”. 

Em outra publicação, tentam dar uma vaga desculpa para o golpe que aplicaram em centenas e possivelmente milhares de pessoas: “O final não foi como queríamos por causa das novas políticas no Brasil”. 

Publicidade

Sumiço do dinheiro e pedido de depósito

A BeeFund começou a ganhar força nas redes sociais ao apresentar planos de investimento em criptomoedas com expectativas de retorno de até 12,75% ao dia, ou seja, em um mês o capital do cliente seria multiplicado por 36 vezes. Porém, tão logo ela se tornou mais conhecida, começaram a surgir relatos de que a empresa teria congelado os saques.

Diante da situação, a BeeFund anunciou em grupos de Telegram que iria transformar todo o saldo dos clientes em uma nova criptomoeda chamada BEEB 2.0. Para ter acesso, os clientes teriam que depositar US$ 10 em stablecoin na plataforma até o dia 6 de novembro, sendo que após esse prazo a exigência seria 10% do saldo bloqueado para reaver o valor.

Os clientes pagaram a taxa de US$ 10, mas não receberam nada em troca.

Promotor da BeeFund volta a aparecer

Quando ocorreu o anúncio que da suposta volta em dezembro, uma novidade nas comunicações do canal de Telegram foi que o rosto de Wagner Oliveira voltou a aparecer e, aparentemente, se estabeleceu como um dos responsáveis por divulgar o esquema.

Sem nenhuma explicação, foram publicadas fotos de uma aparente ação social de doação de comida. Nas imagens, Wagner Oliveira aparece junto de banners com a marca da BeeFund entregando cestas básicas.

Publicidade

Há também um vídeo, no qual Oliveira surge coordenando um grupo de pessoas que olham para a câmera e dizem: “Obrigado BeeFund”.

Wagner Oliveira fez uma live no dia 14 de novembro para comentar sobre a retirada do token criado pela pirâmide na corretora SuperEx.

Já no início do vídeo, Oliver afirma que aquilo não era “um enterro” e que não estava ali para defender a BeeFund: “Eu sou da seguinte opinião: uma empresa que precisa ser defendida ela não é empresa, então não estou defendendo a empresa”.

“Estou me defendendo do que eu fiz porque eu fiz igual o que todos vocês fizeram. Convidei, vocês também convidaram, dinheiro eu também coloquei, todo mundo aqui colocou dinheiro, todo mundo fez o investimento”, disse ele na live.

Diante disso, Oliver afirma que “ninguém tem que apontar o dedo para ninguém” e coloca a culpa de qualquer prejuízo nos próprios clientes da Beefund. “Quem que é o culpado? Você, vai lá no espelho e olha, aí você vai achar o culpado. Culpado é você, não eu, não o A, não o B, não o C”, ressaltou.

Publicidade

Oliver diz que todos são adultos e são responsáveis por terem investido. “Agora se a pessoa meteu os pés pelas mãos, se a pessoa foi no banco pegar empréstimo, aí problema de cada um, então deixa rolar”, completou.

Desespero de milhares

O Portal do Bitcoin já recebeu centenas de e-mails de vítimas da BeeFund, um dos maiores fluxos de mensagens no canal de denúncias que o site já recebeu em toda a sua história de cobertura de esquemas de crimes financeiros contra a população. Leia a reportagem na qual apresentamos diversos destes relatos das vítimas.

CNPJ e nomes envolvidos

Neste meio tempo a BeeFund usou seu grupo no Telegram para anunciar o lançamento de uma nova plataforma: a BinexFund. Novamente, a promessa de retornos fixos em um mercado de renda variável e, desta vez, uma promessa mais absurda: os lucros viriam de investimentos em empresas famosas e tradicionais. 

No novo golpe, a suposta pirâmide financeira promete retornos de mais de 2% ao dia supostamente por meio da e-Toro, E-Trade e Webull. Até a Fidelity, uma das maiores firmas de investimentos do mundo, é usada na propaganda do novo esquema fraudulento.

Um dos meios de atrair clientes tem sido compartilhar imagens de print screens em um grupo de Telegram que supostamente mostrariam saques efetuados e pagos pela BinexFund, a nova plataforma. 

Nestas imagens, aparece que o depósito foi feito por uma empresa chamada ICE Empreendimento LTDA, que tem o CNPJ 57.470.132/0001-02 e é sediada no Distrito Federal. A companhia foi fundada no dia 27 de setembro deste ano e está em situação ativa junto a Receita Federal. Tem como atividade econômica a “intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral; exceto imobiliários”.

Publicidade

A única sócia da ICE Empreendimento se chama Tauany Veiga Farias, que é também a única sócia de outra empresa, chamada Vital Negócios Digitais LTDA. Esta outra empresa tem o CNPJ de número 54.166.044/0001-15, é sediada em São Paulo e foi fundada no dia 4 de março deste ano.

Para saber qual a relação das empresas com a BeeFund e a BinexFund, a reportagem do Portal do Bitcoin tentou entrar em contato com Tauany Veiga por meio de um telefone e um e-mail que estão registrados, mas não houve retorno até o momento da publicação deste texto.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da SEC dos EUA

Manhã Cripto: SEC encerra oficialmente processos contra Kraken e ConsenSys

Agência abandona casos que eram vistos como parte de uma “campanha politicamente motivada e inútil” contra o setor cripto
Brian Armstrong é fotografado durante evento

EUA: Parlamentar rejeita pedido da Coinbase por stablecoins com rendimento

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros, French Hill, afirmou que não há consenso no Congresso para permitir stablecoins que geram juros aos detentores
Cyllas Elia, CEO do 2GO Bank

Caso 2Go Bank: Policial e empresários são denunciados por lavar dinheiro para o PCC

Os denunciados atuavam por meio do fracionamento de transações, criptomoedas e ‘laranjas’
Leão com corrente de bitcoin

Imposto de Renda 2025: veja como declarar criptomoedas e evite a multa de 150%

“A ficha de Bens e Direitos é onde ocorreu a mudança mais significativa”, disse Guilherme Zamur