Barbie: Novo filme dá origem a mais de 30 golpes com criptomoedas

Site mostra que maioria das novas memecoins inspiradas na Barbie possuem códigos maliciosos
Imagem da matéria: Barbie: Novo filme dá origem a mais de 30 golpes com criptomoedas

Margot Robbie em premiere do filme Barbie (Foto: Shutterstock)

Enquanto o novo filme da Barbie leva milhares de pessoas a se vestirem cor-de-rosa e irem aos cinemas, os golpistas do mercado de criptomoedas não perdem a chance de tentar surfar no hype em torno da produção para tirar o dinheiro de investidores.

Uma pesquisa no Token Sniffer, site que realiza a auditoria automatizada de criptomoedas, mostra que pelo menos 30 memecoins ligadas a Barbie foram criadas nos últimos dias.  

Publicidade

Os nomes são parecidos — BARBIE INU, KEN, BARB, BARBIE SWOON, BARBIE SWAP, BARBIE PINK, ArbiBarbie — e a maioria dos tokens são criados nas redes BNB Chain, Arbitrum e Ethereum.

Na auditoria automatizada dos contratos inteligentes desses tokens feita no Token Sniffer, a maioria traz alertas que indicam que esses projetos não passam de tentativas de golpes.

A análise traz alertas de, por exemplo, alta concentração da oferta de tokens na mão de seus criadores, o que abre brecha para golpes de pump and dump. Nesta fraude, os criadores de uma criptomoeda divulgam informações falsas para convencer pessoas a comprar um ativo para logo despejá-los no mercado e realizar o lucro à custa dos investidores.

Outro ponto de atenção trazido pelo Token Sniffer é o fato de esses tokens terem uma baixa liquidez no mercado, o que prejudica a venda desses ativos pelos investidores.

Publicidade

Muitos desses novos tokens da Barbie também não tem a propriedade renunciada, o que significa que o proprietário do contrato pode modificá-lo quando desejar para desabilitar a venda do ativo, aumentar as taxas ou criar novos tokens.

Golpes da Barbie no Twitter

Algumas dessas memecoins temáticas da Barbie tentam angariar investidores através do Telegram e Twitter, e alguns usuários da rede social já apontam que esses tokens são golpes.

Um desses projetos denunciados é o @BarbieMemecoin, previsto para ser lançado nesta quarta-feira (21). O projeto, que visa “capitalizar com os despreocupados e bem-humorados”, diz ser inspirado no filme estrelado por Margot Robbie, porém não tem qualquer associação real com a produção.  

O perfil com 64,5 mil seguidores tem poucos tweets e só começou a divulgar o esquema ontem (20). As publicações incentivam os seguidores a passarem seus endereços de Ethereum para participar do airdrop do token da Barbie, e faz promoções do estilo: “Ken está doando 1.000.000 $BARBIE para os primeiros 300 RTs”.

Publicidade

“$BARBIE é um SCAM! Se você for bobo o suficiente para entrar nessa, revise tudo. Essas shitcoins não mais surgirão sem intervenção!”, alertou o usuário @TheCryptNfts.

💀 WARNING WARNING 💀@BarbieMemecoin $BARBIE Is a SCAM

If you have been silly enough to jump on this REDACT everything 💀

No longer shall these shitcoins arise without intervention!

♻️ RT
🖤 Like
🏷️ Tag

THE MOVEMENT IS REAL 💀🖤💀#Scam #CryptoCommunity #NFT pic.twitter.com/t3NS3Ussd9

— Crypt ⬛️ (@TheCryptNfts) July 21, 2023

Golpes ‘Barbienheimer’

Não é só no setor de criptomoedas que os golpistas estão aproveitando o hype em torno dos novos filmes da Barbie e Oppenheimer. De acordo com um levantamento da empresa de segurança cibernética Kaspersky, vários criminosos estão espalhando golpes de phishing que se aproveitam da empolgação em torno dos lançamentos para roubar informações e dados bancários de vítimas.

Uma das páginas fraudulentas descobertas pela Kaspersky atrai pessoas com ofertas especiais de bonecas Barbie. No entanto, uma vez que a pessoa clica na oferta, é direcionada para um formulário de compra que requer detalhes de identificação pessoal, como nome, endereço, número de telefone e informações bancárias.  

Página falsa de venda de bonecas Barbie tenta roubar dados bancários de vítimas (Fonte: Kaspersky)
Página falsa de venda de bonecas Barbie tenta roubar dados bancários de vítimas (Fonte: Kaspersky)
Página falsa de venda de bonecas Barbie tenta roubar dados bancários de vítimas (Fonte: Kaspersky)

Já no caso de Oppenheimer, novo filme dirigido Christopher Nolan que conta a história da criação da bomba atômica, os golpes são espalhados em suposta transmissões online do filme que escondem a verdadeira intenção desses sites: roubar informações bancárias e dinheiro das vítimas.

“Estreias e eventos grandes como filmes tão esperados trazem uma onda de expectativa, mas, em meio à emoção, é crucial que os usuários permaneçam alertas e sigam as regras básicas de segurança online. Ao manter uma mentalidade vigilante e praticar hábitos online seguros, podemos aproveitar ao máximo a experiência da Barbie e Oppenheimer, nos protegendo das ameaças cibernéticas que espreitam no mundo digital”, comenta em nota Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky.

Publicidade