A Binance não conta mais a partir desta sexta-feira (11) com os serviços bancários do Silvergate Bank, instituição financeira com sede na Califórnia (EUA) que intermediava os depósitos feitos em dólar. De acordo com o The Block, os clientes foram avisados por e-mail na última quarta-feira (09), mas a corretora não citou o motivo da interrupção dos serviços. Binance e Silvergate eram parceiros desde dezembro do ano passado.
“Depósitos em dólares americanos feitos em nossa conta do Silvergate Bank após 11 de junho de 2021 (UTC 23:59) serão devolvidos à sua conta em 21 dias úteis”, diz o conteúdo do e-mail que o site obteve acesso.
Ainda segundo a mensagem, a Binance disse que o valor devolvido pode ser menor devido a taxas bancárias externas envolvidas. Afirmou, também, que a empresa está trabalhando muito para fornecer uma solução alternativa em dólares americanos.
Quando questionada pelo site, Binance se recusou a comentar o assunto. No entanto, relatos de clientes revelam que há meses vêm ocorrendo problemas em transferências bancárias entre as duas instituições. Um deles seria com fundos enviados através do SWIFT, um sistema que integra bancos de diversos países.
Leia Também
Renzo Morales Díaz, por exemplo, disse ao The Block que seus fundos estão presos há duas semanas e que não sabe como a Binance vai devolvê-los. “Só tenho um saque pendente em dólares por meio do Silvergate e está atrasado. Mas com certeza não vai chegar lá”, disse Diaz, que mora em Columbia, cidade na Carolina do Sul.
O site apontou também outra reclamação que ocorreu no fim de março na rede social Reddit. Segundo o relato, na ocasião, o cliente aguardava há três semanas uma transferência de US$ 30 mil feita através do SWIFT via Silvergate Bank.
Binance nos EUA
Não está claro o que levou o Silvergate a encerrar o serviço, mas uma publicação do Bloomberg no mês passado revelou que Binance é alvo de investigação tanto da Receita Federal americana (IRS) quanto do Departamento de Justiça dos EUA, mas sem citar por quais irregularidades.
A Binance.US, empresa da Binance que opera nos Estados Unidos, não foi afetada, Após a publicação do The Block, a corretora enviou os enviou um comunicado e também postou no Twitter que se sentia orgulhosa em continuar trabalhando com o Silvergate Bank. O banco também fez o mesmo na rede social, concluiu a reportagem.