Imagem da matéria: Banco Mundial cria categoria de títulos com blockchain
Fachada do Banco Mundial, Washington D.C. (Foto: Minsvyaz Russia)

O Banco Mundial anunciu que lançará a primeira categoria de título de repasse de moeda baseado na tecnologia blockchain. A organização pretende cortar custos e maximizar a eficiência e segurança de seus repasses. O Commonwealth Bank of Australia ficou responsável pela implementação do projeto.

A bond-i – como foi chamada a nova categoria de título – foi anunciada na última quinta-feira (09). O comunicado à imprensa define a bond-i como “o primeiro título em todo o mundo a ser criado, alocado, transferido e gerido ao longo de seu ciclo de vida usando a tecnologia de distribuição de registro”.

Publicidade

A organização global de crédito e financiamento de países esclareceu para a CNN que a parceria com o Commomwealth Bank of Australia custou 100 milhões de dólares australianos – US$ 73 milhões.

Denis Robitaille, CIO do Banco Mundial, falou no anúncio sobre o impacto da iniciativa no desenvolvimento tecnológico:

Ajudar países na transcrição para o desenvolvimento movido pela tecnologia é a chave de nossos objetivos em reduzir a pobreza e promover desenvolvimento sustentável. […] esse título pioneiro é um marco em nossos esforços para aprender como podemos auxliar os países que são nossos clientes com as oportunidades que tecnologias disruptivas oferecem […]

Para a CNN, o Banco Mundial se baseou na produtora de carros Daimler, que foi responsável pela emissão de títulos baseados em blockchain em um plano piloto.

O blockchain oferece diversas possíveis vantagens em relação aos títulos tradicionais, cuja emissão e segurança dependem majoritariamente de papéis há cerca de 200 anos, como lembra no documento James Wall, um dos executivos institucionais sênior do Commonwealth Bank.
A Austrália planeja basear todo seu sistema de câmbio de ativos para blockchain até 2020.

Arunma Oteh relatou no anúncio que “o objetivo é continuar a fomentar a inovação em benefício dos mercados, e nossa missão é acabar com a pobreza e aumentar a inovação e aumentar o compartilhamento da prosperidade.” O Banco Mundial diz prover fundos para países em desenvolvimento, desenbolsando até US$ 60 bilhões por ano em fundos.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Seti institute, Bill Diamond fala em evento

Caçadores de ETs usam IA para procurar fenômenos e sinais alienígenas no espaço

À medida que aumentam os avistamentos de OVNIs, o instituto SETI usa IA para escanear os céus
Agente do FBI retirando arma das costas

“Poderoso Chefão” de Los Angeles se passou por agente do FBI para roubar criptomoedas

Adam Iza é acusado de usar fundos roubados em veículos de luxo, aluguel de mansão e cirurgia para aumentar as pernas
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Quando utilizar cada tipo de blockchain? | Opinião

Cada tipo de blockchain tem sua aplicação, e a escolha de qual é a ideal para uma empresa, governo ou projeto depende das necessidades
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

YouTube da Suprema Corte da Índia é hackeado para promover golpe com XRP

O canal do órgão público foi usado pelos hackers para propagar falsos anúncios sobre a XRP, a sétima maior criptomoeda do mercado