Imagem da matéria: Banco Central Europeu sinaliza criação de sua própria moeda digital
(Foto: Shutterstock)

O Banco Central Europeu (BCE) pode estar dando os primeiros passos na criação de uma moeda digital própria, a denominada ‘Moeda Digital do Banco Central’ (CBDC).

Segundo o Bloomberg, em publicação na terça-feira (10), a notícia sobre uma possível moeda digital do BCE partiu de pessoas ligadas a autoridades da zona do euro. Eles pediram para não serem identificados.

Publicidade

De acordo com a reportagem, os membros do conselho do BCE — principal instituição financeira da zona do euro — já podem ter discutido informalmente sobre o assunto durante um jantar que aconteceu na quarta (11).

A suposta conversa pode ter acontecido com o objetivo de os executivos colherem opiniões sobre o assunto, visando a reunião de política monetária agendada para esta quinta-feira (12) com a nova presidente Christine Lagarde.

Lagarde, ex-chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), assumiu o comando do BCE no mês passado. Enquanto presidiu o Fundo, ela chegou a argumentar favoravelmente à criação de moedas digitais pelos bancos centrais, diz o Bloomberg.

Fora isso, ela também acentuou a necessidade da regulamentação do mercado de criptomoedas. Promoveu, também, seu apoio a ações com objetivos públicos, como inclusão financeira, proteção ao consumidor e privacidade de pagamentos.

Publicidade

Bitcoin e Libra motivam moeda digital

Segundo o Bloomberg, a ideia ganhou força nos últimos anos devido ao crescimento das criptomoedas, mais especificamente do bitcoin.

Outro ponto que pode ter impulsionado o assunto sobre as CBDCs, de acordo com o jornal, foram os planos do Facebook com a Libra.

De acordo com a matéria, a criptomoeda da rede social — supostamente com poder global para pagamentos — acabou alimentando o debate “de que as autoridades públicas correrem o risco de ficar para trás”.

Essa mudança pode ocorrer se os consumidores se voltarem para iniciativas do setor privado que contornam o sistema bancário tradicional, escreveu a reportagem.

Contudo, na semana passada o próprio BCE admitiu que poderia desenvolver sua moeda digital se o setor privado não puder tornar os pagamentos transfronteiriços mais rápidos e mais baratos.

Publicidade

De acordo com a instituição, a inovação tecnológica está transformando rapidamente a forma como os pagamentos no varejo são realizados.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Arte de robô observando por trás usuária de computador

Novo PC da Microsoft que grava tudo é “spyware” e será alvo de hackers, alertam especialistas

Os críticos dizem que novo PC centrado em IA da Microsoft é um pesadelo de privacidade
Cristiano Ronaldo veste camisa da Binance

Cristiano Ronaldo lança nova coleção de NFTs enquanto é alvo de processo de US$ 1 bilhão com a Binance

O anúncio do jogador chega 27 dias depois de os EUA condenarem o criador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, a 4 meses de prisão