Imagem da matéria: Austrália tratará Bitcoin "igual dinheiro" a partir de Julho

A Austrália confirmou oficialmente que tratará o Bitcoin “igual dinheiro” deste ano e não estará mais sujeito à dupla tributação.

Em seu resumo de orçamento para 2017-18, o governo declara que, como parte de seu plano para “tornar mais fácil” que as empresas de moeda digital operem no país. Ele irá garantir que em nenhum lugar na cadeia de suprimentos, o imposto de vendas geral (GST) seja pago mais de uma vez.

Publicidade

“O Governo tornará mais fácil para os novos negócios de moeda digital inovadora operar na Austrália”, diz o resumo.

“A partir de 1º de julho de 2017, as compras da moeda digital deixarão de estar sujeitas ao GST, permitindo que as moedas digitais sejam tratadas como o dinheiro para fins de impostos. Atualmente, os consumidores que usam moedas digitais podem efetivamente pagar impostos duas vezes: uma vez na compra da moeda digital e mais uma vez em seu uso em troca de outros bens e serviços que estejam sujeitos.

A Austrália tem tido uma relação conturbada com a regulamentação das criptomoedas até recentemente. A decisão de permitir a dupla tributação originariamente fez com que vários operadores bem conhecidos abandonassem o país em 2014, enquanto a inovação se atrasou posteriormente em relação aos mercados em que as empresas gozam de maior liberdade.

Finanças inovadoras envolvendo Blockchain surgiram este ano, e o tom do governo aponta para um desejo de mudar o ambiente da Austrália.

“A inovação impulsionará o crescimento da produtividade na Austrália”, continua.

“O governo está empenhado em estabelecer a Austrália como um centro líder de tecnologia financeira global e está anunciando um novo pacote que visa posicionar nossa indústria de fintech local como líder mundial”.

Enquanto isso, o otimismo das empresas locais também está aumentando.