Imagem da matéria: Ataque à carteira Electrum causa roubo de mais de R$ 3 milhões em Bitcoin
(Foto: Shutterstock)

A carteira Electrum sofreu um ataque phishing onde conseguiram roubar cerca de 245 Bitcoins, equivalentes a mais de US$ 880.000.

O ataque começou em 21 de dezembro de 2018 mas a empresa só se pronunciou ontem, no twitter: “Há um ataque de phishing contra os usuários da Electrum. Nosso site oficial é https://electrum.org Não baixe de nenhuma outra fonte.”

Publicidade

O hacker configurou o ataque criando vários servidores falsos na rede da carteira Electrum. Como resultado, quando os usuários da carteira que se conectavam a esses servidores tentavam transmitir uma transação de bitcoin, eles recebiam uma mensagem de erro fornecendo um link malicioso para um malware disfarçado de uma carteira atualizada, explicou a empresa em sua página do Github.

O malware instalado levou os usuários a inserir seus códigos de autenticação de dois fatores (2FA). Isso permitiu que os invasores usassem os códigos de autenticação e roubassem o bitcoin transferindo fundos para seus próprios endereços.

A Electrum disse que “para tornar o ataque mais eficaz, o atacante está criando muitos servidores (sybils), aumentando assim a chance de um cliente se conectar a ele”.

Mensagem falsa utilizada para enganar os usuários

De acordo com um usuário do reddit, o endereço utilizado pelos hackers para armazenar os bitcoins roubados já acumula mais de 245 BTCs.

Publicidade

Desde então, a Electrum modificou seu software e lançou uma atualização, mas ainda não é uma correção totalmente eficaz. A correção mais adequada implicaria a atualização de todo o ecossistema do servidor.

De acordo com ZDNet, os administradores do Github agora removeram o repositório com a versão maliciosa da carteira.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta