Artista plástico do Rio Grande no Norte faz esculturas do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto

P2P de Bitcoin de MG que viu a arte pela internet fez as primeiras encomendas
Imagem da matéria: Artista plástico do Rio Grande no Norte faz esculturas do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto

Arte em argila 'Dorian Satoshi Nakamoto', símbolo popular do criador do Bitcoin (Foto: Divulgação)

Fotos de uma escultura com a imagem que se tem de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, passaram a circular nas redes sociais na sexta-feira (28) e chamaram a atenção da comunidade de criptomoedas.

A obra foi feita pelo artista plástico Francisco Carlos, de São Miguel do Oeste (RN), a pedido de um fã do bitcoin que o encontrou nas redes sociais. Seu canal no Youtube, ‘Pedreiro Raiz’, tem mais de 40 mil inscritos. Até então, o potiguar, que cresceu com o apelido do pai, Tico Garrincha, era mais conhecido pelas suas habilidades em acabamentos em residências.

Publicidade

“Eu trabalho com arte desde criança”, disse Tico ao Portal do Bitcoin em uma conversa pelo Whatsapp. Segundo ele, a profissão de pedreiro ele conquistou durante uma passagem por São Paulo em 2006 e logo se especializou como azulejista. “É onde eu ganho meu dinheiro, porque com a arte aqui no Brasil não dá pra viver com dignidade. Eu queria viver da minha arte, acho que é o sonho de todo artista”, disse Tico, que também revelou que não sabe muita coisa sobre Bitcoin.

“Eu fiz e compartilhei no Instagram. Foi uma repercussão muito boa”, acrescentou Tico, afirmando que a primeira entrega da escultura de Satoshi deve ocorrer em no máximo cinco dias. Isso porque, segundo ele, o cliente encomendou duas esculturas. “Vou ter muito trabalho daqui pra frente”, disse, revelando que várias outras encomendas estão chegando — ele também vende pinturas, arte em madeira, bijuterias, entre outras.

A imagem produzida foi a de Dorian Nakamoto, um americano de origem japonesa, erroneamente identificado como o criador do Bitcoin em 2013. Contudo, com o tempo sua figura acabou dando uma imagem a Satoshi Nakamoto.

Comprador é P2P de Bitcoin

“Foi do nada que encontrei ele”, disse à reportagem o comprador da arte, Rafael Felício, morador de Belo Horizonte (MG). Ele trabalha com negociações diretas de bitcoin nos mercados de balcão (OTC) e Peer to Peer (P2P).

Publicidade

“Eu estava no Instagram e em um post do São Paulo FC e tinha uma postagem dele. Eu,  muito curioso, fui ver as artes dele. Aí vi o talento dele e logo entrei em contato para fazer o busto do Dorian Nakamoto, aproveitei e encomendei um quadro dele que tinha feito e ficou inacabado por falta de tinta preta. Mas achei bem legal o quadro e comprei também”, explicou Felício. Além da pintura, ele encomendou mais um busto de Dorian para dar de presente.

Ambos se abstiveram de comentar o valor da negociação. Tico disse que o preço depende para onde ele terá que mandar a arte, devido às custas de envio.

Satoshi Nakamoto

No dia 26 de abril de 2011, o programador Satoshi Nakamoto mandou seu último email para os desenvolvedores do projeto Bitcoin, o que seria sua última atividade conhecida nas redes sociais. Desde então, revelar sua verdadeira identidade se tornou ambição de vários estudiosos.

Ao longo do tempo, surgiram pessoas se identificando como o criador do bitcoin, porém longe de provar. O australiano e cientista da computação Craig Wright foi um deles, mas não conseguiu sequer mover um bitcoin da carteira criada pelo verdadeiro autor.

Publicidade

Dorian Satoshi Nakamoto fez o contrário — para tentar se proteger quando o assunto em torno do seu nome começou a se espalhar. Em 2014, o nipo-americano chegou a escrever uma carta para o público e participar de um vídeo a fim de encerrar a questão.

Quem criou o Bitcoin?