Um fundo negociado em bolsa, ou ETF, de Ethereum à vista pode chegar ao mercado mais cedo do que o esperado, diz a Coinbase, apesar do crescente pessimismo dos observadores da indústria.
Em nota esta semana, a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos disse que “embora haja incerteza em torno de uma aprovação oportuna, dado o aparente silêncio da SEC com os emissores”, é apenas uma questão de tempo até que tal produto chegue ao mercado.
Há uma longa lista dos principais gestores de ativos – incluindo VanEck, BlackRock e Franklin Templeton – que preencheram a documentação junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) para lançar um ETF de Ethereum.
Tal produto daria aos investidores exposição ao ETH, a segunda maior moeda digital em valor de mercado, por meio de ações negociadas em bolsa de valores.
Mas o maior regulador de Wall Street tem sido lento em dar uma resposta aos candidatos e adiou os prazos de decisão, ecoando sua abordagem anterior para as aprovações de ETF de Bitcoin antes de finalmente aceitar em janeiro.
Isso geralmente é normal no processo de solicitação de ETF, mas a relutância da SEC em falar sobre os veículos de investimento levou analistas de Bloomberg e CoinShares a dizer que tais fundos criptos não receberiam luz verde até o prazo final de maio.
“À medida que a criptomoeda começa a tomar forma como uma questão eleitoral, também é menos certo, em nossa opinião, que a SEC estaria disposta a fornecer o capital político necessário para apoiar uma negação”, escreveu David Han, analista de pesquisa institucional da Coinbase.
“Mesmo que o primeiro prazo, 23 de maio de 2024, seja rejeitado”, acrescentou, “achamos que há uma grande probabilidade de que o litígio possa reverter essa decisão”.
No ano passado, a gestora de fundos cripto Grayscale venceu um recurso contra a SEC para converter seu fundo Bitcoin em um ETF à vista em um caso de grande repercussão.
A SEC então relutantemente disse sim a 11 ETFs de Bitcoin em 10 de janeiro. Desde então, os produtos de investimento têm sido um enorme sucesso, recebendo bilhões de dólares em entradas.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto