Aprovação de ETFs de Bitcoin e Ethereum pode ocorrer segunda em Hong Kong

O esperado aceno regulatório abriria um dos maiores mercados financeiros do mundo para os ETFs de Bitcoin e Ethereum
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Shutterstock

Os ETFs à vista de Ethereum (ETH) e Bitcoin (BTC) podem receber luz verde em Hong Kong já na segunda-feira, menos de uma semana antes do halving do Bitcoin – um marco que deve preceder um aumento no preço do BTC.

De acordo com um relatório de sexta-feira da Bloomberg, espera-se que as empresas chinesas de gestão de ativos Harvest Fund Management, Bosera Asset Management e HashKey Capital obtenham aprovação regulatória para lançarem ETFs para as duas principais criptomoedas. A notícia chega em meio umas queda das perspectivas de ETFs de Ethereum à vista nos Estados Unidos.

Publicidade

Hong Kong e a Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX) são importantes centros financeiros globais e importantes portas de entrada para os mercados chineses. A HKEX está ao lado da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) como uma das maiores bolsas do mundo em capitalização de mercado.

Um ETF de Bitcoin é um produto administrado por uma empresa de investimento que compra e mantém o Bitcoin real, com o preço atrelado ao valor do Bitcoin mantido no fundo. Os ETFs de Ethereum funcionam da mesma maneira. Os fundos estão listados em uma bolsa de valores tradicional e os investidores negociam o ETF como outras ações.

As especulações de que a HashKey Capital seria uma das empresas preparadas para oferecer ETFs de Bitcoin e Ethereum remontam a janeiro, quando a empresa sediada em Singapura anunciou a captação de um fundo de US$ 500 milhões focado no avanço de iniciativas de tecnologia blockchain.

O governo chinês adotou uma postura dura contra as operações e negociações individuais de mineração de Bitcoin. No entanto, as criptomoedas e a tecnologia blockchain estão relativamente bem. No ano passado, a China lançou um centro de pesquisa blockchain em Pequim.

Publicidade

Embora os reguladores americanos tenham demorado a aprovar ETFs baseados em criptomoedas, os mercados asiáticos – incluindo o Japão, a Coreia do Sul e Singapura – estão aparentemente a aumentar a disponibilidade de produtos de investimento em ativos digitais.

O crescente interesse no Bitcoin e a aprovação de ETFs em diferentes regiões, inclusive nos Estados Unidos, provavelmente levarão os investidores em Hong Kong a adquirir o mais recente produto de investimento.

Harvest Fund Management, Bosera Asset Management e HashKey Capital não responderam imediatamente ao pedido de comentários do Decrypt.

*Traduzido com autorização do Decrypt.