Imagem da matéria: Apresentador da CNBC diz que Dogecoin é valor mobiliário
Foto: Shutterstock

Quando os defensores da Web 3 reclamam que a imprensa tradicional não entende criptomoedas, podem estar falando sobre Jim Cramer.

Cramer, o ex-gestor de fundos de hedge e antigo apresentador do programa “Mad Money”, do canal norte-americano CNBC, alertou sobre os perigos da Dogecoin (DOGE), mais de nove meses depois de seu preço e popularidade terem disparado.

Publicidade

Ele tuitou: “Por favor, tenham cuidado com Dogecoin… É um valor mobiliário. Será regulado. Iremos descobrir quantos existem por aí e quantos estão sendo criados todos os dias para gerar dinheiro às corretoras”.

Você pode imaginar o que aconteceu em seguida. Basicamente, pessoas da indústria discordavam de todos os pontos dele.

No tuíte, a personalidade de TV talvez tenha aludido à tendência da rede Dogecoin em emitir muitos novos DOGEs todos os dias (precisamente, 14,4 milhões de novos tokens).

Isso dificulta que a demanda acompanhe a oferta. Como contraste, a rede Bitcoin emite cerca de 900 novos BTCs todos os dias.

No entanto, o problema com o tuíte é: Já sabíamos disso. No entanto, o número acima é uma cortesia do site The Street, cofundado por Cramer. E como The Street sabia dessa alta taxa de emissão?

Publicidade

Vamos deixar que Billy Markus, cocriador da Dogecoin, explique: “Cara, por favor, entenda como o blockchain funciona… Está no código público do blockchain público, facilmente visualizável por qualquer um”.

Mas Cramer também se equivocou com essa afirmação de que Dogecoin é um valor mobiliário, afirma Preston Byrne, parceiro do escritório de advocacia Anderson Kill, especializado em protocolos descentralizados.

“Quando perguntamos se um token é regulado como um valor mobiliário, adequadamente como um ‘contrato de investimento’, pela lei federal americana, a questão se concentra se o ativo é um valor mobiliário ou um esquema envolvendo o investimento de dinheiro em um empreendimento comum com a expectativa de lucros surgirem pelo esforço de um promotor ou terceiro”, explicou Byrne ao Decrypt via e-mail, referindo-se ao famoso Teste de Howey, criado pelo Supremo Tribunal dos EUA na década de 1940.

“O início anárquico e brincalhão da Dogecoin e a total falta de uma entidade central de coordenação significa que diversas das extremidades de Howey não são atendidas, na minha opinião profissional.”

Publicidade

Em outras palavras, DOGE não é um valor mobiliário e não cairia sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês).

No máximo, é uma commodity, e Byrne destaca que a Comissão para a Negociação de Futuros de Commodities (ou CFTC), a agência-irmã da SEC, o considera como tal.

Na verdade, Dogecoin começou mais como uma brincadeira, e não como um empreendimento para ganhar dinheiro. Ambas as pessoas que lançaram o projeto (Markus e Jackson Palmer) já o abandonaram.

Foi apenas depois que Elon Musk foi ao Twitter promover o projeto que DOGE chamou bastante a atenção.

O preço saiu de uma fração de um centavo para iniciar 2021 em US$ 0,73 em 8 de maio (quando o CEO da Tesla o mencionou no programa “Saturday Night Live”), antes de perder quase 80% de seu valor nos meses seguintes.

Mas talvez estejamos sendo enganados por Markus, Palmer ou um dos desenvolvedores de meio-período da Dogecoin que agora operam o projeto. Talvez estejam manipulando tudo o tempo inteiro. Nesse caso, você teria de segurar o riso.

Publicidade

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
farao do bitcoin glaidson

Justiça do Rio inicia julgamento da GAS Consultoria na próxima semana

Na próxima quarta-feira, a 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro irá ouvir testemunhas
Imagem da matéria: 2º maior cidade de Nova Jersey vai incluir Bitcoin em fundo de pensão

2º maior cidade de Nova Jersey vai incluir Bitcoin em fundo de pensão

O prefeito Steven Fulop disse que a cidade vai destinar cerca de 2% do fundo para Bitcoin
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

MB e Ascensus Group lançam parceria com oferta de Renda Fixa Digital

A integradora de Comércio Exterior já tokenizou R$ 64 milhões com o MB