O primeiro desenho animado do Mickey Mouse finalmente envelheceu o suficiente para deixar de ser protegido por direitos autorais nos EUA. Os entusiastas das criptomoedas, talvez previsivelmente, marcaram a ocasião cunhando uma memecoin.
Na segunda-feira (1º), o personagem Steamboat Willie (do filme “O Vapor Willie”, em português) — o primeiro desenho do Mickey Mouse a estrear nas telonas em 1928 — entrou em domínio público. Isso significa que outros artistas agora podem usar a versão inicial do desenho animado para criar trabalhos adicionais sem permissão. Em poucas horas, um novo token baseado no rato — sendo negociado com o nome MICKEY — foi mintado.
O site do “token do Mickey” diz o seguinte: “O Mickey é e sempre será um ícone atemporal da cultura. As memecoins se tornaram um reflexo digital da cultura. O lançamento do token Mickey não apenas marca sua liberação para o domínio público, mas também o início de uma nova aventura no desconhecido.”
Steamboat Willie just became Public Domain at midnight.
— Alexander Taub (🔺👁🔺) (@ajt) January 1, 2024
I set up a @manifoldxyz mint for the original image of him.
It's a collection with a supply of 2,000 and price of .001 ETH (~$2). If it doesn't mint out it closes in 24 hours.
The first mint was at exactly midnight, the… pic.twitter.com/KmIqgxR6hh
Ele disse ainda que “a memecoin Mickey (MICKEY) é inspirada no personagem original Mickey Mouse do desenho animado ‘Steamboat Willie’ (1928)”.
Leia Também
Como o token, que é executado na blockchain Ethereum, é tão novo, sua capitalização de mercado ainda é de minúsculos US$ 6.500.
As memecoins são moedas digitais e tokens baseados em piadas ou memes da Internet ou em figuras culturalmente importantes. Em geral, elas são muito voláteis e caem de preço tão rapidamente quanto ganham valor.
As leis de direitos autorais dos EUA permitem que os direitos de personagens sejam mantidos por 95 anos. Steamboat Willie foi a primeira vez que o icônico rato de desenho animado apareceu em um curta-metragem de animação americano de 1928, dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks.
Apesar de a versão de 1928 do Mickey Mouse ter entrado em domínio público, a Disney disse que “continuará a proteger os direitos sobre as versões mais modernas do Mickey Mouse e outros trabalhos que continuam sujeitos a direitos autorais”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.