Moedas de bitcoin saindo de carteira marron, tradicional de dinheiro
Shutterstock

Pessoas que negociam criptomoedas são duas vezes mais propensas a serem desbancarizadas do que pessoas que não utilizam os tokens digitai, segundo uma nova pesquisa divulgada na segunda-feira (23) pelo Federal Reserve, o Banco Central dos EUA.

O Fed descobriu que 13% dos americanos que usam criptomoedas como pagamentos não têm contas bancárias, frente aos 6% dentre as pessoas que não usam criptomoedas de forma alguma.

Publicidade

Enquanto isso, 27% das pessoas que usam criptomoedas como pagamento afirmam que não têm cartão de crédito, contra 17% das pessoas que não possuem ou não usam criptomoedas.

Foi a primeira vez que a reguladora americana apresentou uma pergunta sobre criptomoedas a seu painel de pesquisa de 11 mil respondentes entre outubro e novembro. O Fed realiza esse questionário anual para medir o bem-estar financeiro dos americanos desde 2013.

No geral, a pesquisa do Fed estima que 12% dos americanos armazenavam ou usavam ativos, como bitcoin (BTC) e ether (ETH), em 2021.

Parcela de pessoas sem conta bancária, cartão de crédito ou poupanças de aposentadoria (por uso de criptomoedas) (Imagem: Fed)

A nova pesquisa descobriu que pessoas que usam cripto para pagamentos também são menos prováveis de montar poupanças de aposentadoria. Mas a taxa de poupança de aposentadoria era quase a mesma entre pessoas que não usam cripto (27%) e as pessoas que usam criptomoedas puramente como investimento (29%).

Publicidade

Também destacou que pessoas que usam cripto como investimentos tendem a ter melhor condição econômica.

“Aquelas que armazenam criptomoedas meramente por fins de investimento tinham uma alta renda desproporcional, quase sempre tinham uma relação bancária tradicional e geralmente tinham outras poupanças de aposentadoria”, afirmou o Fed.

A pesquisa descobriu que 46% dos investidores em cripto tinham renda anual de pelo menos US$ 100 mil. Pessoas com uma renda anual inferior a US$ 50 mil compunham apenas 29% dos investidores cripto.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Indústria cripto do Brasil aponta risco de êxodo de clientes com nova alíquota e fim da isenção

Temor de empresas da indústria cripto do Brasil é que investidores busquem plataformas sem sede no país ou saíam do mercado
logo da Circle

Ações da Circle sobem 347% e quadruplicam de valor desde a estreia

As ações da Circle dispararam 347% em três dias com o intenso interesse institucional
Imagem da matéria: Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Discussão entre Elon Musk e o presidente Trump gerou um meme depreciativo e a criação da memecoin Kill Big Beautiful Bill (KBBB)
Imagem da matéria: Polymarket será o mercado de previsões oficial do X de Elon Musk

Polymarket será o mercado de previsões oficial do X de Elon Musk

Ferramenta oferecerá análises ao vivo sobre eventos que influenciam os mercados, combinando dados da X com previsões da Polymarket