Alocação de até 2% de Bitcoin em portfólio é “razoável”, diz BlackRock

Segundo estudo da BlackRock, essa alocação produziria um perfil de risco similar ao das chamadas ações das “Sete Magníficas” da tecnologia
Moedas de bitcoin saindo de carteira marron, tradicional de dinheiro

Shutterstock

O BlackRock Investment Institute (BII), braço da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, especializado em análises macroeconômicas, afirmou em um artigo direcionado a investidores que o Bitcoin merece espaço em portfólios multiativos.

O artigo intitulado “Sizing Bitcoin In Portfolios”, escrito por vários autores,  incluindo Samara Cohen, CIO de ETF e investimentos de índice da BlackRock, faz uma analogia com uma estratégia já conhecida no mercado, que são investimentos nas “Sete Magníficas” da tecnologia — “Magnificent Seven” — Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia, Alphabet, Meta e Tesla.

Publicidade

De acordo com a BlackRock, dar ao Bitcoin uma ponderação de 1% a 2% produziria um perfil de risco similar ao das chamadas ações de tecnologia Magnificent Seven em um portfólio padrão de 60/40 de ações e títulos, repercutiu a Bloomberg.

Para a gestora, essa é uma “faixa razoável” para dedicar ao Bitcoin, já que qualquer coisa além de 2% aumentaria drasticamente a participação da criptomoeda no risco geral do portfólio.

Trata-se de um sugestão como um modelo potencial para investidores mais conservadores que se perguntam como e quanto alocar Bitcoin em suas cestas de investimentos, enquanto a maior criptomoeda do mundo dispara acima de US$ 100 mil

Mas uma grande alta também tem suas consequências, como correções e alta volatilidade, e é por isso que adotar uma abordagem de “orçamento de risco” para a construção de portfólio faz sentido, comentou o estudo.

Publicidade

“Embora a correlação do Bitcoin com outros ativos seja relativamente baixa, ele é mais volátil, tornando seu efeito na contribuição total de risco semelhante no geral. Uma alocação de Bitcoin teria a vantagem de fornecer uma fonte diversificada de risco, enquanto uma sobreponderação para o Magnificent 7 aumentaria o risco existente e a concentração do portfólio”, concluiu.

Futuro do Bitcoin

O artigo também observou os eventos históricos do Bitcoin, ressaltando que embora ele tenha subido 140% este ano, o caminho não foi fácil, com o BTC passando por quedas  de até 80% desde sua criação em 2009.

Mas agora a fase é muito diferente, pois uma adoção institucional mais ampla pode amortecer parte da volatilidade do Bitcoin.

Os autores, contudo, ponderam: “Olhando para o futuro, se o Bitcoin realmente alcançar ampla adoção, ele poderia potencialmente se tornar menos arriscado — mas nesse ponto ele pode não ter mais um catalisador estrutural para novos aumentos consideráveis ​​de preço”.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.