Imagem da matéria: Allianz Global: “Bitcoin Não Vale Nada, Bolha Logo Vai Estourar”
(Foto: Pixabay)

“É o fim do hype do Bitcoin como o futuro da moeda global? Provavelmente não. Mas na nossa perspectiva, o Bitcoin tem falhas sérias: sua trajetória parece com um caso clássico dos manuais sobre bolhas no mercado financeiros e não possui qualidades-chave para ser uma moeda”, escreveu Stefan Hofrichter, chefe da estratégia econômica global da empresa de seguros Allianz Global.

O diretor do fundo, que tem ativos de 81 bilhões, vai além nas suas críticas. No comentário, escrito no site da empresa, ele diz que o valor intrínseco do Bitcoin é zero. “Alguém poderia fazer o mesmo argumento sobre o ouro, mas o ouro tem sido aceito pela humanidade como algo de valor por mais de 2500 anos”.

Publicidade

Entre as características que Hofrichter, ele aponta algumas questões que apontam para sua tese: uma “nova era de pensamento”, falta de regulação financeira, ‘overtrading’, supervalorização, lançamento de instrumentos financeiros (como os ICOs) e o uso da tecnologia por criminosos graças a capacidade de passar ao largo do sistema bancário tradicional.

Para o executivo, o Bitcoin também não serve como uma moeda. Ele cita o alto custo das transações, a grande volatilidade e, por isso, a incapacidade de ser usado como reserva de valor.

Pontos de vista divergentes

Na última quinta-feira (15), o co-fundador do PayPal, Peter Thiel transformou-se numa espécie de defensor do Bitcoin. Ao falar no Clube Econômico de Nova York, o empresário voltou a defender a criptomoeda e a dizer que segue comprando no longo prazo – numa clara demonstração de que vê valor no ativo e não está de olho apenas nas flutuações do dia a dia.

Para Thiel, o Bitcoin ainda enfrenta restrições como meio de pagamento, mas tende a se transformar na referência entre as criptomoedas e também num porto seguro da era digital, assim como o ouro já teve seu reinado. A analogia, segundo ele, é a mesma que se aplica ao metal.

Publicidade

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas douradas de Bitcoin sobre uma mesa à frente de um gráfico de preço em vermelho, indicando uma drástica queda

Excesso de oferta pode continuar empurrando o Bitcoin para baixo, dizem especialistas

Novo relatório da Kaiko avalia o impacto de grandes vendas de Bitcoin, enquanto especialistas compartilham suas perspectivas para os próximos meses
moedas de bitcoin e letras ETF

ETFs de Bitcoin voltam a ter entradas líquidas com fluxo de US$ 28 milhões

ETFs de Bitcoin registraram US$ 1,61 bilhão em volume na segunda-feira (9), enquanto os ETFs de ETH enfrentaram o quinto dia consecutivo de fluxos negativos
Agente rodoviário olha máquinas de bitcoin mineração em pickup

Polícia apreende 18 máquinas de mineração de Bitcoin em operação na Paraíba

Agentes da PRF também apreenderam drogas e produtos sem nota fiscal; três foram detidos
dolar pegando fogo

Bitcoin e Ethereum oscilam enquanto a inflação dos EUA desacelera para 2,5% em agosto

À medida que a inflação continua mostrando sinais de desaceleração em direção à meta de 2% do Fed, as autoridades têm se concentrado cada vez mais no mercado de trabalho