Imagem da matéria: Allianz Global: “Bitcoin Não Vale Nada, Bolha Logo Vai Estourar”
(Foto: Pixabay)

“É o fim do hype do Bitcoin como o futuro da moeda global? Provavelmente não. Mas na nossa perspectiva, o Bitcoin tem falhas sérias: sua trajetória parece com um caso clássico dos manuais sobre bolhas no mercado financeiros e não possui qualidades-chave para ser uma moeda”, escreveu Stefan Hofrichter, chefe da estratégia econômica global da empresa de seguros Allianz Global.

O diretor do fundo, que tem ativos de 81 bilhões, vai além nas suas críticas. No comentário, escrito no site da empresa, ele diz que o valor intrínseco do Bitcoin é zero. “Alguém poderia fazer o mesmo argumento sobre o ouro, mas o ouro tem sido aceito pela humanidade como algo de valor por mais de 2500 anos”.

Publicidade

Entre as características que Hofrichter, ele aponta algumas questões que apontam para sua tese: uma “nova era de pensamento”, falta de regulação financeira, ‘overtrading’, supervalorização, lançamento de instrumentos financeiros (como os ICOs) e o uso da tecnologia por criminosos graças a capacidade de passar ao largo do sistema bancário tradicional.

Para o executivo, o Bitcoin também não serve como uma moeda. Ele cita o alto custo das transações, a grande volatilidade e, por isso, a incapacidade de ser usado como reserva de valor.

Pontos de vista divergentes

Na última quinta-feira (15), o co-fundador do PayPal, Peter Thiel transformou-se numa espécie de defensor do Bitcoin. Ao falar no Clube Econômico de Nova York, o empresário voltou a defender a criptomoeda e a dizer que segue comprando no longo prazo – numa clara demonstração de que vê valor no ativo e não está de olho apenas nas flutuações do dia a dia.

Para Thiel, o Bitcoin ainda enfrenta restrições como meio de pagamento, mas tende a se transformar na referência entre as criptomoedas e também num porto seguro da era digital, assim como o ouro já teve seu reinado. A analogia, segundo ele, é a mesma que se aplica ao metal.

Publicidade

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

O impacto ambiental do Bitcoin após o halving será para melhor ou pior?

O halving vai remodelar quem explora o Bitcoin e, portanto, a eficiência energética da rede. Isso compensará o imenso uso do BTC?
Baleia dourada envolto a moedas de bitcoin

Baleia adormecida por 14 anos movimenta R$ 17 milhões em Bitcoin

As transações dos 50 BTCs oriundos da recompensa de bloco em 2010 ocorreram nesta manhã de segunda-feira (15)