Imagem da matéria: Alemanha Considera Bitcoin Como Meio de Pagamento Legal
(Foto: Shutterstock)

O Ministério das Finanças da Alemanha disse que o país não irá taxar usuários de bitcoin por usar a criptomoeda como meio de pagamento.

A orientação, que pode ser lida na íntegra no site da Coindesk, significa na prática que a Alemanha considerará o bitcoin como o equivalente ao curso legal para fins fiscais quando usada como meio de pagamento.

Publicidade

Essa postura adotada pela Alemanha é diferente da dos EUA, onde a Receita Federal Americana trata o bitcoin como propriedade para fins fiscais – o que significa que, se um americano compra uma xícara de café com bitcoin, é tecnicamente considerado uma venda de propriedade e potencialmente sujeito para imposto sobre ganhos de capital. O Brasil segue a mesma linha dos Estados Unidos.

O Ministério das Finanças baseou suas orientações em uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia de 2015.

A decisão do tribunal cria um precedente para as nações da União Européia tributarem o bitcoin, ao mesmo tempo em que fornece isenções para certos tipos de transações.

Notavelmente, o novo documento alemão justificou suas decisões fiscais ao considerar as criptomoedas como um método legal de pagamento, afirmando:

“As moedas virtuais (criptomoedas, por exemplo, Bitcoin) tornam-se equivalentes aos meios legais de pagamento, na medida em que as chamadas moedas virtuais das pessoas envolvidas na transação como alternativa contratual e meios de pagamento imediatos foram aceitas”.

Para efeitos fiscais, isso significa que a conversão de bitcoin em moeda fiat ou vice-versa é “um benefício diverso tributável”. Quando um comprador de bens paga com bitcoin, um artigo da directiva IVA (Imposto sobre o valor acrescentado) da UE será aplicado ao preço do bitcoin no momento da transação conforme documentado pelo vendedor, de acordo com o documento.

Publicidade

Mineração e tributação

No entanto, segundo a decisão da UE, o ato real de converter uma criptomoeda para dinheiro fiduciário ou vice-versa é classificado como um “fornecimento de serviços” e, portanto, uma parte que atua como intermediário para a troca não será tributada.

As taxas de pagamento enviadas para fornecedores de carteiras digitais ou outros serviços também podem ser tributadas de acordo com o documento.

Outros aspectos do ecossistema de criptomoedas não serão tributados. Os mineiros que recebem recompensas em bloco não serão tributados, pois seus serviços são considerados voluntários, de acordo com o documento.

Da mesma forma, operadores de câmbio que compram ou vendem bitcoin em nome próprio como intermediário receberão uma isenção de imposto, embora uma exchange que opere como um mercado técnico não receberá tal isenção.

Publicidade

Leia Também: Suposto ”Criador do Bitcoin” é Processado na Corte Federal da Flórida por Fraude

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda e notas pendurada em um varal

Operação contra maior milícia do RJ revela que suspeitos compravam Bitcoin para lavar dinheiro

Fonte do dinheiro movimentado pelos suspeitos seria oriundo de grilagem de terras, extorsão contra comerciantes e exploração do transporte
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos
smartphone com logotipo da Toncoin TON à frente de monitor que mostra gráfico de mercado

Semana Cripto: Bitcoin cai enquanto Toncoin sobe e se aproxima da Dogecoin em valor de mercado

Criptomoedas de grande capitalização como PEPE e WIF também tiveram quedas de até 20% na semana
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Manhã Cripto: Bitcoin entra em compasso de espera, mas Notcoin dispara 5%

Notcoin, um jogo Play-to-Earn no Telegram, anunciou que sua base total de jogadores agora é de 40 milhões