Imagem da matéria: A transação que demorou 213 dias para ser confirmada no Ethereum
Foto: Shutterstock

Uma transação feita na rede do Ethereum em agosto de 2021 foi confirmada apenas na manhã deste sábado (12). Ou seja, o investidor precisou esperar 213 dias para que sua transação fosse escolhida por um minerador e incluída na blockchain.

O usuário do Twitter @FreddieRaynolds foi o primeiro a notar a transação incomum. No seu tuíte, ele chama atenção para o fator que explica o porquê de levar oito meses para a transação ser confirmada: o gas do Ethereum.

Publicidade

A transação do usuário só foi confirmada na rede porque a taxa base do Ethereum atingiu 10,3 gwei — “gwei” é a unidade de medida do gas, equivalente a 0,000000001 ETH.

Conforme é possível ver no Etherscan, o investidor por trás da transação queria enviar 114.946.529 Kishu Inu (KISHU) de uma carteira para outra. Como a shitcoin tem um preço muito baixo, essa quantia de moeda é equivalente a apenas R$ 0,77.

Quando o usuário criou a transação, ele estabeleceu que estaria disposto a pagar apenas 12 gwei pela transação, uma taxa de gas muito baixa que lhe fez ser ignorado pelos validadores por 213 dias.

A transação que levou 213 dias para ser confirmada (Fonte: Etherscan)

No entanto, a queda da taxa base do Ethereum neste final de semana fez com que finalmente a transação do usuário fosse notada e adicionada na rede. 

Publicidade

Conforme é possível observar no gráfico do Etherscan que mostra a variação das taxas da rede, na sexta-feira (11) o preço do gas chegou ao nível mais baixo desde agosto de 2021, caindo para uma mínima de 10,9 gwei. Neste sábado, o preço do gas recuou ainda mais, batendo 9,76 gwei.

Preço médio do gas do Ethereum (Fonte: Etherscan)

Entendendo as taxas do Ethereum

A taxa base chegou ao Ethereum em agosto do ano passado durante o hard fork London, responsável por ativar na rede principal a melhoria EIP-1559.

A EIP-1559 alterou o sistema de taxas do Ethereum para torná-las mais eficientes e previsíveis. Antes dessa melhoria, o Ethereum possuía um sistema de leilão que determinava quais transações seriam agrupadas em quais blocos: quanto maior o gas que o usuário estivesse disposto a pagar, mais rápido sua transação seria processada por um minerador.

Como antes todas as taxas iam para os mineradores, eles priorizavam aqueles que pagavam mais. A introdução da EIP-1559 mudou esse sistema para uma estrutura de taxas que é cobrada automaticamente pela rede. Desse modo, o ether recolhido em taxas passa a ser queimado  ao invés de ir para os mineradores.

Publicidade

Um algoritmo é responsável por regular o preço da “taxa base” de acordo com a atividade do mercado, aumentando o gas quando cresce o movimento e diminuindo quando está mais calmo.

Como visto no caso acima, as taxas do Ethereum entraram em queda livre em março, o que possibilita que os usuários paguem menos para transacionar na rede.

VOCÊ PODE GOSTAR
solana, criptomoedas,

Este evento vai fazer a Solana atingir US$ 400 este ano, projeta analista

Para analista da Merkle tree, a Solana pode disparar 170% este ano puxado por memecoins ligadas aos candidatos na eleição dos Estados Unidos
Imagem da matéria: Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Fundador do Telegram diz que manterá seus tokens do Notcoin até multiplicarem por 100

Pavel Durov detém 1% do maior token de jogo deste ano, doado pelos jogadores. E ele não está vendendo seus Notcoin – não agora, pelo menos
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você