Imagem da matéria: Até Michael Jordan investiu em produtora de jogos blockchain que passou a valer mais de US$ 1 bilhão
Michael Jordan em evento sociai (Foto: simplistic.designs/Flickr)

A startup cripto Mythical Games, desenvolvedora do jogo impulsionado por tokens não fungíveis (NFT) Blankos Block Party, anunciou na quinta-feira (4) uma nova rodada de financiamento Série C de US$ 150 milhões.

Com o novo aporte, a empresa se torna o mais novo “unicórnio” cripto, com um valor de mercado de US$ 1,2 bilhão.

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A rodada mais recente da Mythical é repleta de grandes nomes do mundo do capital de risco (ou “venture capital”), além do setor de esportes e entretenimento.

Andreessen Horowitz (a16z) liderou a rodada que também contou com a participação das corretoras de criptomoedas FTX e Binance, bem como as companhias D1 Capital, RedBird Capital e The Raine Group.

Além disso, a rodada inclui a participação do 32 Equity, o braço de investimento da Liga Nacional de Futebol Americano dos EUA (NFL), junto com OneTeam Partners, uma aliança de investimentos entre as respectivas associações de jogadores da NFL e a Liga Principal de Baseball dos EUA (MBL).

Michael Jordan, a lenda da NBA, também está envolvido no aporte, junto com The Kraft Group (New England Patriots), Michael Gordon do Fenway Sports Group (Boston Red Sox), a empresa de investimentos Mantis (dos DJs The Chainsmokers) e o cantor e compositor Ryan Tedder.

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Quando o diretor de receita da Mythical Games, Matt Nutt, foi questionado como a empresa conseguiu atrair tantos grandes nomes da indústria do esporte e entretenimento, ele explicou que atualmente há uma falta de empolgação em torno de jogos de esportes, uma vez esse mercado é dominado por simulações licenciadas, anualizadas e pouco envolventes — como as franquias FIFA e Madden da EA Sports.

O sucesso da plataforma NBA Top Shot e dos NFTs revitalizaram o interesse em novos tipos de jogos com temas esportivos e experiências interativas, segundo o empresário.

“De repente, a categoria se torna absurdamente interessante a todos, pois NFTs, em particular, facilitam a convergência entre colecionáveis digitais e videogames. Todo mundo quer entrar nessa”, contou Nutt ao Decrypt. “Agora existe um interesse repentino que esteve dormente durante grande parte da década”.

Mythical Games

O financiamento mais recente da Mythical Games acontece apenas cinco meses após a empresa ter arrecadado US$ 75 milhões em um financiamento Série B que também contou com a participação de grandes nomes, como o investidor e empreendedor NFT Gary Vaynerchuik, Galaxy Digital e mais. Dito isso, Mythical arrecadou, até hoje, US$ 270 milhões.

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Fundada em 2018, a Mythical Games é o produto de ex-executivos de diversas grandes empresas de games, incluindo Electronic Arts, Activision e Zynga.

Seu primeiro jogo create-and-play chamado Blankos Block Party, inspirado no metaverso e alimentado por NFTs, foi lançado este ano com acesso antecipado para PC. O jogo lançou NFTs licenciados de parceiros, como a marca de moda Burberry e do DJ Deadmau5.

É interessante destacar que Blankos Block Party não foi mencionado no comunicado de imprensa apresentado pela Mythical Games sobre a arrecadação de quinta-feira.

Nutt afirmou que Mythical continuará apoiando o jogo com um roadmap de longo prazo que inclui novos recursos e serviços. Ele também destacou que a equipe de desenvolvimento dedicada ao jogo aumentou desde o começo do ano.

Conforme o estúdio duplicou seu número de funcionários nos últimos meses — agora existem mais de 150 funcionários, com uma previsão de expansão no futuro—, a empresa está ampliando seu foco com o lançamento da Mythical Platform para ajudar outros desenvolvedores a lançarem jogos impulsionados por cripto com economias pertencentes aos jogadores.

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Assim como Blankos Block Party, a Mythical Platform é executada na plataforma blockchain EOSIO, compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM).

Desenvolvedores da Creative Mobile, CCG Lab e Abstraction Games serão os primeiros parceiros da Mythical a lançar jogos através da plataforma.

Segundo Nutt, a Mythical irá oferecer tanto a tecnologia como a consultoria, graças à ampla experiência na indústria de videogames da equipe.

Marcas e empresas estão empolgadas para entrar no setor de jogos blockchain, afirmou, mas essa tarefa pode ser custosa e possivelmente danosa se feita da forma incorreta.

“Nós, da indústria de jogos, incorporamos essas tensões polares entre o desejo de fazer coisas inovadoras e sermos especialistas na mitigação de risco”, explicou Nutt.

“Você pode fazer muitas coisas diferentes com essa tecnologia que é inovadora e disruptiva. Mas você também pode implementar essa tecnologia de formas que podem ser bastante danosas em termos de experiências de jogabilidade, criação e gestão de comunidades por um período extenso de tempo”, concluiu.

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Axie Infinity é o primeiro grande caso de sucesso entre os jogos blockchain e “play-to-earn”, mas ainda é o começo do setor.

De acordo com Nutt, o objetivo da Mythical agora é trazer mais projetos de parceiros à vida enquanto tenta estabelecer as melhores práticas e, no futuro, fazer o setor avançar.

“Não alegamos que temos as respostas”, confessou. “Veremos, por meio de nossas parcerias, o que funciona e o que não funciona para que possamos praticar a polinização entre todos os nossos parceiros e realmente ajudarmos uns aos outros a subir na curva de aprendizagem o mais rápido possível”.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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