O River Plate, um dos maiores clubes de futebol da Argentina, está prestes a assinar um contrato de US$ 20 milhões com a Socios.com para lançar o próprio fan token, uma modalidade de investimento em criptomoedas que vem crescendo dentre os grandes players do mundo dos esportes. A empresa é conhecida por administrar os ativos de vários clubes famosos, como o francês PSG e o italiano Juventus, e também times brasileiros, como Corinthians e Flamengo.
O contrato entre o River e a Socios, segundo informou o jornal Olé nesta quinta-feira (28), será de quatro anos e o valor aportado no clube será pago a cada 12 meses em parcelas de US$ 5 milhões. A assinatura das partes, contudo, ainda não foi firmada. Caso a parceria aconteça, a HX Entertainment deve ser a responsável pela distribuição dos ativos, diz a publicação.
Outros times da Argentina já têm contratos com a Socios, inclusive a própria seleção principal de futebol. Clubes como o Independiente e Racing também fazem parte do portfólio da empresa. Ela é detentora da criptomoeda Chiliz (CHZ), o token de governança da rede de mesmo nome.
Ainda segundo o Olé, a maior corretora de criptomoedas do mundo, Binance, chegou a concorrer por um espaço no uniforme do River Plate. Afirmou a reportagem, também, que um lugar no conjunto está na mira da gigante Amazon.
O que é o token do torcedor
O Fan token — ou token do torcedor — é um utility token que dá aos fãs do time a possibilidade de participar de votações internas, adquirir ingressos com descontos e participar de promoções nas lojas do clube. O detentor do token, por exemplo, pode ajudar até mesmo na escolha da cor do uniforme de cada temporada.
O clube mais recente a fechar com a Socios é o colombiano ‘Millonarios’, que já divulgou o seu novo ativo, o token $MFC, também nesta quinta, e entra para a história no país como o primeiro time de futebol a possuir ativos no ramo das criptomoedas. As informações são da página no Medium da Chiliz.