Encontramo-nos com os quatro co-fundadores do Crypterium – Gleb Markov, Steven Polyak, Vladimir Gorbunov e Austin Kimm – e lhes foram feitos seis perguntas sobre o ICO, que recentemente acabou por ter atingido o limite máximo.
Quais são os três grandes atrativos do ICO bem sucedido do Crypterium?
Austin Kimm – O número um é o tamanho da comunidade com a qual fomos capazes de nos envolver. A partir da evidência, acredito que somos talvez o ICO mais bem sucedido em termos de tamanho do público. Isso não significa apenas compradores token, mas também pessoas que se inscrevem no site, pessoas da sala de bate-papo, etc. Em uma conferência, houve uma fila de mais de 200 pessoas que se alinharam para falar com a gente porque investiram no ICO ou ouviram falar sobre Crypterium e queria saber mais. E eu acho que o maior sucesso foi que conseguimos capturar a imaginação não só de especialistas, mas de todo um exército de pessoas.
A segunda coisa é que por causa disso, conseguimos conhecer um grupo de pessoas incrivelmente talentosas. Tivemos uma visão clara; nós éramos uma equipe de quatro pessoas e mais algumas pessoas, e durante o processo do ICO, todas essas pessoas – CEOs de bancos, CEOs de exchanges, consultores estratégicos, muitas pessoas diferentes – nos contataram e fizeram perguntas, o que nos ajudou a formular uma visão muito mais clara, que se traduziu em dinheiro; As pessoas realmente acreditavam em nós. Nós tínhamos 72 mil compradores de token e levantamos cerca de US$ 50 milhões, o que equivale a cerca de US$ 650 por pessoa.
Steven Polyak – Do meu ponto de vista, acho que o sucesso-chave deste ICO foi seu modelo: o business case, o produto e como o token se encaixa no produto. Era lógico, estava claro, e acho que isso é fundamental. O número dois é marketing – fizemos um marketing fantástico! – e o número três é a capacidade de se comunicar com os conselheiros e sair e desenvolver a rede de profissionais, o que nos ajudou a obter mais tração.
Gleb Markov
1) Nós terminamos o ICO quando atingiu o limite, e estamos muito satisfeitos com isso.
2) Nós nos tornamos um ICO muito popular. A venda média de tokens tem de quatro a seis mil compradores, mas temos mais de 60.000 detentores de token de mais de 150 países e mais de 300.000 contas registradas. No Telegram, temos 30 mil participantes, o que mostra o interesse global em nosso projeto.
3) Em terceiro lugar, a estrutura de nossos detentores de token. Em contraste com a maioria dos ICOs, não há nenhum investidor em destaque; nós tínhamos muitas pessoas comprando US$ 200- $ 300, e isso é bom: significa que temos pessoas normais e cotidianas que nos apoiam, e ninguém poderá controlar o preço do nosso token para cima ou para baixo no inevitável mercado secundário.
Vladimir Gorbunov – Nós nos tornamos o número um no número de detentores de token no mundo; obtivemos uma enorme base de usuários e apoio de uma comunidade de 300 mil pessoas, e nem tentamos ultrapassar o limite máximo.
Alguma surpresa para você neste ICO?
Austin Kimm – A principal surpresa foi realmente como conseguimos nos conectar com o público. Quando eu pessoalmente tento explicar sobre criptomoedas para meus amigos e familiares, geralmente é difícil e as pessoas olham para você em branco. Através do ICO apresentamos uma mensagem muito fácil: imagine se você pudesse gastar criptomoeda da mesma forma que você gasta qualquer outra moeda. Nós dividimos a informação em pequenos pedaços que qualquer um poderia entender. Para mim, a maior surpresa foi a resposta.
No início, pensei que cerca de 2.000-3.000 especialistas comprariam nossos tokens, mas acabamos com 300.000 pessoas registradas em nossa plataforma. Além disso, o vídeo de Vladimir recebeu 4.7 milhões de visualizações no YouTube.
Vladimir Gorbunov – Foi uma agradável surpresa ver o crescimento do bitcoin e as outras criptomoedas principais, o que foi de grande ajuda para alcançar nosso objetivo.
Gleb Markov – Para nós, tudo o que eu disse acima foi uma surpresa: o fato de chegarmos ao limite máximo; nem sequer pensamos que obteríamos metade do valor das vendas, mas teríamos lançado o produto de qualquer maneira. Também foi uma surpresa que, estatisticamente, fomos diferentes de todos os outros ICOs em ter tantos compradores. Para a maioria das vendas de token, o cenário padrão é que existem muitas, muitas vendas nos primeiros dias, e então elas acabam. Para nós, foi o contrário, e nos últimos dias da venda de token, quando não havia mais bônus disponíveis e os tokens foram comprados 1 por 1, nos dias anteriores ao ano novo, quando o preço de altcoins estava aumentando contra o bitcoin , e essas compras tornaram-se ainda menos atraentes, coletamos US$ 1 milhão por dia e em alguns dos últimos dias vendemos mais do que nos dias iniciais.
Quais foram as principais dificuldades que você teve que enfrentar durante o ICO?
Vladimir Gorbunov – Preparar-se para um ICO é um processo realmente complexo, uma vez que há uma grande quantidade de trabalho a ser feito para uma data específica que não pode ser adiada, e é como se preparar para as eleições – você precisa fazer tudo. É absolutamente desconhecido como a comunidade vai reagir ao projeto, já que ninguém nesse segmento teve nada parecido. Há tanta pressão psicológica, tensão constante, ataques de nervos, acidentes: tudo tornou uma das etapas mais difíceis.
Steven Polyak – Penso que a dificuldade foi atrair investidores institucionais. Não foi um começo fácil, mas tornou-se mais fácil quando começamos a ter muito mais interesse.
Austin Kimm – O maior problema que enfrentamos foi a velocidade da plataforma, de lidar com o número de potenciais compradores de token e distribuição de tokens porque o interesse era tão alto. A coisa mais difícil para nós lidar foi o volume, porque ninguém já viu esse nível antes. Agora recebemos um pouco de críticas sobre o problema da velocidade insuficiente de processamento de consultas.
Gleb Markov – Há um grande número de empresas que querem ajudá-lo, que pedem dinheiro antecipadamente e depois desaparecem, ou que claramente não podem fazer o que prometem, mas não querem devolver seu dinheiro.
O que você achou que ajudou você a atingir o limite máximo?
Vladimir Gorbunov – A primeira coisa é o posicionamento correto do produto. A segunda é a ideologia do produto, já que no futuro os criptobancos podem ser muito importantes. Terceiro, claro, seria uma equipe e conselheiros fortes.
Austin Kimm – Eu acho que foi um marketing realmente incrível. Tivemos uma mensagem muito simples e clara, apoiada pelo fantástico marketing dos próprios investidores. Como uma empresa, não chegamos às instituições, então tivemos que ser ainda melhores no marketing, porque, obviamente, se obtivéssemos US$ 10 milhões da Dragon Draper, todos diriam: “OK, a diligência foi feita e posso colocar meu dinheiro, mas quando você lança sem dinheiro inicial, na verdade, é bastante difícil. O fator de sucesso final foi nossa mensagem simples, coincidindo com o aumento do bitcoin e das criptomoedas. Outra coisa na qual acredito que fomos bons era procurar pessoas que desejassem diversificar seus investimentos, porque somos um criptobanco.
Gleb Markov – Duas coisas: o volume de vendas do token, que começou alto e permaneceu alto todos os dias. Além disso, o aumento do preço do bitcoin: vendemos tokens com preço em bitcoin, mas deliberadamente definimos o limite em dólares.
Quais são seus planos para 2018, e quais medidas você vai tomar nos próximos meses?
Steven Polyak – A chave para este ano, penso ser o produto e o seu desenvolvimento e o ganho de receita no produto.
Austin Kimm – O passo número um é reafirmar nossas prioridades e fazer um roteiro. Todos nos reuniremos em Singapura no início de fevereiro com membros estratégicos e conselheiros, e reconfirmaremos nossas prioridades. Quanto mais dinheiro conseguir, mais influenciará a velocidade e a ordem de forma diferente, então estamos pensando em obter o produto no final do primeiro trimestre ou no início do segundo trimestre. Tudo depois disso ainda está em discussão; Como eu disse, nos encontraremos em Cingapura para decidir tudo isso.
Gleb Markov – O aplicativo será lançado no primeiro semestre de 2018 e nossos outros planos para 2018 são os mesmos para cinco a dez anos depois: criar e escalar o blockchain que nosso público precisa. Pretendemos ser o líder absoluto, o JP Morgan entre os criptobancos.
Vladimir Gorbunov – O aplicativo será lançado em um futuro muito próximo. Um dos principais desafios agora é criar uma equipe internacional. Estamos abrindo escritórios em Londres e Singapura, e teremos várias outras divisões. A segunda coisa é trabalhar com as exchanges; esperamos que em breve, no início de março, possamos listar em algumas das principais excahnges, e já estamos trabalhando nisso. Outra tarefa fundamental é moldar o produto, não apenas com o aplicativo, mas criando um ecossistema de pagamento.
Qual é um conselho que você daria às empresas que planejam o seu ICO para 2018?
Gleb Markov – Não utilize o ICO como uma maneira fácil de levantar fundos; você deve estar pronto para lançar seu projeto, mesmo sem coletar dinheiro em um ICO, e o melhor de tudo, mesmo antes do ICO.
Austin Kimm – Eu acho que é importante tornar a estrutura do seu token fácil para as pessoas entenderem. Às vezes eu leio os White Papers de projetos que me pedem para ser seu conselheiro, e não tenho certeza por que as pessoas gostariam de possuir esses tokens. Certifique-se de que a economia de token realmente funciona antes de começar a comercializar; nós descobrimos a economia básica do nosso token em detalhes minuciosos antes de começarmos. As pessoas têm que ver como eles se beneficiarão com a compra de seu token.
Steven Polyak – Eu acho que é essencial ter bons conselheiros legais, e a ICOBox nos ajudou muito com isso. Eu acho que as questões legais são fundamentais, especialmente em 2018.
Vladimir Gorbunov – Confie apenas em você e não conte com a ajuda de ninguém. Não existe uma única receita para o sucesso; É sempre uma mistura – o marketing certo, obtendo a ideia certa no momento certo. O novo projeto não deve ter medo. Com o esforço e a expectativa certos, isso pode funcionar!