Os proprietários do novo carro elétrico Fiat 500 serão recompensados com criptomoedas por “comportamento de direção sustentável”, de acordo com um comunicado de imprensa publicado na segunda-feira (16).
O Fiat 500, o primeiro carro totalmente elétrico da Fiat, vai premiar os motoristas responsáveis com KiriCoins, uma criptomoeda desenvolvida pela Kiri Technologies em parceria com a Stellantis, empresa-mãe da Fiat.
“Queremos apoiar os comportamentos ecológicos de nossos clientes e recompensá-los com benefícios exclusivos. Simplesmente dirigindo o New 500, conectado e equipado com o novo sistema de infoentretenimento, KiriCoins pode ser coletado em uma carteira ‘virtual’ mostrada no aplicativo Fiat ”, disse Gabriele Catacchio, gerente de programa e-Mobility da Stellantis.
Dirija para prosperar
Catacchio explicou que os dados de direção serão carregados na nuvem Kiri e automaticamente convertidos em KiriCoins, que podem ser usados posteriormente para comprar produtos e serviços no mercado Kiri. Os motoristas com o melhor “eco: Score” também receberão recompensas adicionais, como vouchers para Amazon, Apple, Netflix, Spotify e Zalando.
Leia Também
Durante a condução normal na cidade, os novos proprietários ganharão cerca de um KiriCoin por quilômetro, cada um valendo dois centavos de euro. Assim, ao dirigir 10.000 quilômetros por ano em média, os usuários podem ganhar cerca de € 150 (US $ 178) durante este período, observou o comunicado.
Atualmente, Kiri está disponível em 13 países europeus. Também pode ser potencialmente expandido para setores como energia renovável e alimentos orgânicos.
O gerente de lançamento comercial da Fiat para o Fiat New 500, Giorgio Neri, disse no comunicado que o carro ficará no centro de um “projeto de mobilidade” para recompensar seus clientes com criptomoeda. O mercado Kiri, disse ele, é “composto por empresas dos setores de moda, acessórios e design, todos os quais acreditam fervorosamente na sustentabilidade”.
Com o mercado de criptomoedas sendo criticado por seu impacto ambiental, a mudança da Fiat de querer beneficiar o planeta é ousada.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co