Imagem da matéria: Banco Central antecipa para outubro cadastro de email, CPF e telefone no PIX
Foto: Shutterstock

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (22) que antecipou para 5 de outubro o registro das chaves de endereçamento do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pela instituição. Com isso, os brasileiros vão começar a se familiarizar mais cedo com a nova solução.

Segundo o comunicado, quem desejar participar do novo meio de pagamento deve acessar, a partir data, o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave. O usuário deverá então vincular seu número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica.

Publicidade

As informações serão armazenadas em um dos componentes do Pix, que é a plataforma DICT (Diretório Identificador de Contas Transacionais).

Desta forma, diz o órgão, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer a transferência.

Registro Pix antecipado

As operações via Pix estavam previstas para o início de novembro. No entanto, o BC resolveu adiantar o cadastramento para que clientes e instituições tenham mais tempo para se familiarizar com a nova tecnologia.

“Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade”, diz o BC. As regras específicas, acrescentou, estarão detalhadas no Regulamento Pix, que será publicado em agosto. 

Publicidade

Ainda segundo a nota, a medida tem por objetivo:

  • facilitar o processo de registro das chaves pelos usuários do Pix, que terão um maior tempo para isso;
  • mobilizar as instituições e os seus clientes para o lançamento do Pix, induzindo ao entendimento prévio do novo meio de pagamento antes de seu efetivo funcionamento;
  • estimular a competição pela vinculação das chaves às suas contas entre as instituições que ofertarão o Pix aos seus clientes”.

“A participação nesse período antecipado de registro de chaves será facultativa às instituições financeiras e de pagamentos participantes do Pix, tendo como pré-requisito a conclusão bem sucedida da etapa de homologação”, concluiu a Agenda.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Renato Moicano: Lutador ganha fãs promovendo o Bitcoin e as "6 lições" de Ludwig von Mises

Renato Moicano: Lutador ganha fãs promovendo o Bitcoin e as “6 lições” de Ludwig von Mises

Famoso no mundo das lutas, Renato Moicano agora também conta com fãs do mercado financeiro e criptomoedas
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa