Imagem da matéria: Banco Central da China inicia testes com moeda digital nacional
Foto: Shutterstock

O Banco Central da China (PBOC) iniciou testes do yuan digital e pode se tornar em breve o primeiro país a emitir uma moeda digital oficial, publicou o Bloomberg na quarta-feira (15).

Segundo o jornal, pessoas ligadas ao assunto disseram que o aplicativo ‘Pagamento Eletrônico em Moeda Digital’ (DCEP) já está sendo testado pelo menos em quatro cidades do país: Suzhou, Xiong’an, Chengdu e Shenzhen.

Publicidade

De acordo com o site, as funções do DCEP — uma carteira digital piloto — incluem conversão entre dinheiro e moeda digital, verificação de saldo de conta, pagamento e remessa. O sistema ainda receber alterações.

Moeda digital da China

Conforme publicação do jornal chinês Block Beats, o sistema de moeda digital está sendo comandado pelo Banco Agrícola da China (ABC). O site publicou prints de supostas funções do aplicativo.

De acordo com a revista Caijing, disse o site, além do ABC, a carteira piloto também será testada por mais instituições, como a operadoras de telefonia do país e pela China Unicom.

Durante os testes, que devem durar todo o mês de abril, os servidores do governo do distrito de Xiangcheng, em Suzhou, vão receber os salários por meio digital, segundo a publicação chinesa China Star Market.

Publicidade

Conforme o site, em maio também será depositado 50% do subsídio de transporte  na moeda digital.

O novo meio de transações, porém, não será muito diferente dos atuais Alipay e Wechat, segundo a reportagem.

No entanto, escreveu, o aplicativo do Alibaba Group, de Jack Ma, já se preveniu e, em fevereiro deste ano, registrou uma patente exclusiva para seu aplicativo transacionar a moeda digital do governo chinês.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Pirâmide montada com notas de dólar

FBI prende golpista acusado de lucrar R$ 220 milhões com esquema ponzi de criptomoedas

O homem de Manhattan gastou o dinheiro dos investidores em jogos, lojas e escola dos filhos; agora, pode enfrentar 20 anos de prisão
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Alexander Vinnik sendo escoltado para um tribunal na Grécia em 2017

Fundador da BTC-e se declara culpado de lavar R$ 45 bilhões em criptomoedas

A exchange do russo Alexander Vinnik teria processado entre 2011 e 2017 mais de um milhão de transações de usuários em todo o mundo, incluindo clientes dos EUA