Imagem da matéria: SEC adia mais uma vez a decisão do ETF de Bitcoin da VanEck
(Foto: Shutterstock)

A decisão sobre o ETF do Bitcoin que deveria sair esse mês foi mais uma vez adiada pela Securities and Exchange Commission (SEC).

O órgão emitiu nessa segunda-feira (20) um documento comunicando a instauração de processo para analisar a proposta de uma regra que permitiria ao VanEck SolidX Bitcoin Trust emitir e listar suas ações.

Publicidade

De acordo com o documento 12 páginas, o órgão equivalente a Comissão de Valores Mobiliários  nos Estados Unidos havia pedido comentários do público.

Esses comentários deverão ser entregues com prazo de 21 dias a partir da publicação do pedido no Registro Federal, e refutações a esses comentários, com prazo de 35 dias após essa publicação.

“A instância do processo não indica que a Comissão tenha chegou a quaisquer conclusões em relação a qualquer uma das questões envolvidas. Pelo contrário, como descrito abaixo, a Comissão procura e incentiva as pessoas interessadas a apresentarem observações sobre a proposta de mudança de regra”.

Segundo informações da Coindesk, isso deverá atrasar bastante a liberação do ETF ( fundos de investimento em bolsas) para o Bitcoin.  Na publicação é citada um post feito pelo advogado Jake Chervinsky no seu Twitter.

Publicidade

Para Chervinsky, há o risco dessa decisão sair apenas em outubro.

“O novo prazo de VanEck é 19 de agosto. A SEC pode e provavelmente irá adiar mais uma vez o prazo final de 18 de outubro”.

Preocupação da SEC

Assim como no passado,  o órgão temia por manipulação de mercado, liquidez, crimes financeiros e outras questões que embasaram as rejeições, desta vez vem com um discurso de cautela.

Nisso, busca ouvir interessados no mercado sobre essas questões incluindo sobre o impacto de volume negociado e do risco de haver manipulação em contratos futuros de bitcoins.

O fato é que a SEC tem postergado a cada dia qualquer decisão sobre a aprovação de qualquer ETF de Bitcoins nos Estados Unidos.

Publicidade

Postergando a decisão

No último dia 14, a agência reguladora havia expedido um anúncio semelhante a esse. O órgão resolveu adiar o parecer do produto financeiro da Bitwise (Bitwise Bitcoin ETF).

O fundo de investimento da Bitwise seria negociado na Bolsa de Valores de Nova York Arca (NYSE), bolsa subsidiária da Intercontinental Exchange.

O caso do ETF VanEck/SolidX já é antigo. Esse ETF foi registrado pela primeira vez no ano passado com o Cboe BZX, mas foi retirado em janeiro devido a uma paralisação do governo de longa duração.

A Cboe BZX havia registrado seu pedido em junho do ano passado. Ela pretendia rastrear e operar bitcoins como fundos de índices comercializados como ações (da sigla ETF para Exchange Traded Funds) em parceria com a ETF VanEck / SolidX.

Depois que a paralisação do governo americano encerrou, as empresas reapresentaram a proposta em 30 de janeiro. Essa proposta agora está sendo analisada.

Publicidade

Compre Bitcoin na Coinext

Baixe agora o aplicativo (Android e iOS) da corretora de criptomoedas mais avançada do Brasil. A mesma segurança e agilidade, em qualquer lugar, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Pirâmide montada com notas de dólar

FBI prende golpista acusado de lucrar R$ 220 milhões com esquema ponzi de criptomoedas

O homem de Manhattan gastou o dinheiro dos investidores em jogos, lojas e escola dos filhos; agora, pode enfrentar 20 anos de prisão
lupa mostra o logo da coinbase em uma tela de computador

Coinbase e CEO são alvos de nova ação coletiva nos EUA

Os denunciantes dizem que o modelo de negócios da Coinbase foi construído sob “mentiras” e “sonhos”
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este