mineradoras de bitcoin apreendidas pela Receita federal em Fortaleza
(Divulgação/RF)

A Receita Federal apreendeu na quarta-feira (5) no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza nove máquinas de mineração de Bitcoin por não acompanharem a documentação legal de importação.

Segundo informações do G1, a Receita trata a falta deste tipo de documentação como crime de descaminho, e, portanto, os aparelhos estavam em situação irregular.

Publicidade

A Receita Federal também informou que os aparelhos, que saíram de São Paulo, foram adquiridos por uma empresa registrada para o ramo de produção e revenda de produtos cosméticos. A marca e o modelo dos aparelhos, bem como o valor dos produtos apreendidos, não foram divulgados.

Essa é a segunda apreensão de mineradoras de criptomoedas pela Receita Federal em menos de dois meses.

Em dezembro do ano passado, o órgão apreendeu 10 mineradoras de Bitcoin avaliadas em R$ 250 mil, juntamente com oito dispositivos de tecnologia de internet via satélite, devido a irregularidades nas documentações e suspeita de contrabando via Paraguai.

Os produtos apreendidos, despachados por duas empresas, uma de Maringá e outra de Londrina, tinham como destino os estados de São Paulo e Maranhão.

Segundo a Receita, a opção por despachar a carga de Foz do Iguaçu, em vez das cidades onde as empresas estão registradas, levanta a suspeita de que os produtos tenham sido adquiridos no Paraguai.

Publicidade

Para que a importação e transporte sejam legais, elas devem seguir a legislação brasileira, com o pagamento dos impostos e a regularização de toda a documentação, ressalta a nota do órgão.

VOCÊ PODE GOSTAR
Prédio do Capitólio nos EUA

Projetos de lei sobre cripto e stablecoins serão aprovados nos primeiros 100 dias do governo Trump, diz senador

Czar de Inteligência Artificial e criptomoedas da Casa Branca, David Sacks, realizou sua primeira coletiva de imprensa focada no setor cripto
Imagem da matéria: Bitwise planeja lançar um novo ETF de Dogecoin

Bitwise planeja lançar um novo ETF de Dogecoin

O mais recente registro da gestora de criptomoedas sinaliza uma potencial expansão para uma nova categoria de ETFs baseados em Dogecoin
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico crava: “Maior crash da história será em fevereiro. Compre Bitcoin”

“Bilhões sairão dos mercados de ações e de títulos e irão para o Bitcoin”, afirma autor do livro best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”
Imagem da matéria: Bitso Business lança programa de aceleração para startups de stablecoins

Bitso Business lança programa de aceleração para startups de stablecoins

“The Push” fornecerá mentoria e até US$ 250 mil em investimentos para acelerar startups de stablecoins na América Latina