O ETF iShares Bitcoin Trust da BlackRock (IBIT) pode receber uma atualização significativa, de acordo com o formulário 19b-4 arquivado na sexta-feira (24) pela Nasdaq, que propôs uma mudança de regra para o fundo que permitiria resgates em BTC em espécie, em vez de apenas em dinheiro.
Desta forma, os participantes autorizados, também conhecidos como grandes investidores institucionais, poderiam resgatar ações do ETF pelo Bitcoin subjacente em vez de serem forçados a vender o Bitcoin por meio de um formador de mercado para obter o dinheiro.
Esse é o status quo atual, conforme estabelecido quando o IBIT e outros ETFs de Bitcoin foram aprovados para negociação pela SEC em janeiro de 2024, quando Joe Biden era presidente e o regulador era comandado pelo cético em relação às criptomoedas Gary Gensler.
Mas as coisas estão mudando com o novo presidente Donald Trump, incluindo a saída de Gensler e a criação de uma força-tarefa de criptomoedas da SEC que parece focada em criar uma regulamentação clara para o setor.
Na quinta-feira (23), a SEC revogou a controversa regra de contabilidade de criptomoedas, chamada SAB 121, que desencorajava os bancos de assumir a custódia desses tipos de ativos.
Leia Também
Mas essa nova regra simplificaria significativamente o processo de resgates, de acordo com o analista de ETF da Bloomberg, James Seyffart, com menos etapas e menos partes necessárias para concluir um resgate. E sem a exigência de resgate por dinheiro, pode haver menos vendas de Bitcoin no geral quando os ETFs são atingidos por solicitações de resgate.
Em uma resposta publicada no X, Seyffart apontou a revogação do SAB 121 como uma parte fundamental da equação na proposta de mudança na regra do ETF.
“Os efeitos colaterais da abolição do SAB 121 provavelmente estão apenas começando”, ele sugeriu.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.